Nonato se solidariza com ferroviários em greve, lamenta sucateamento

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PPS, jornalista Nonato Bandeira, esteve com sindicalistas ferroviários em greve, na manhã desta terça-feira (22), para se solidarizar com os trabalhadores e conhecer a realidade do funcionamento do sistema ferroviário na grande João Pessoa. Os 102 servidores da CBTU, em greve há oito dias, reivindicam melhores condições e estruturas de trabalho, reajuste salarial e modernização do sistema. “Nonato Bandeira foi o único pré-candidato que veio até agora conversar com a categoria, demonstrando sensibilidade com a função social deste transporte”, comentou o presidente do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba, José Cleofas Batista de Brito.

Nonato aproveitou a oportunidade para dialogar sobre o projeto dos ferroviários, implantado em várias cidades, de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), uma espécie de trem adaptado que pode, inclusive, trafegar em vias conjuntas com ônibus e automóveis pequenos. “Com o VLT, se obtivermos recursos federais, vamos poder integrar os transportes da região Metropolitana, inclusive com ramal para o Aeroporto, a zona oeste e sul, além de uma ligação com o Bessa via Mandacaru. Essa é uma bandeira que vamos levar para a pauta de discussão em todos os debates”, afirmou o pré-candidato.

Segundo Nonato, é necessária uma intervenção profunda na CBTU, começando pela gestão do órgão. “Nossa proposta é que tenhamos a implantação de um consórcio metropolitano para administrar a CBTU e que os gestores sejam tecnicamente preparados, que conheçam a mecânica da engenharia ferroviária e da gestão pública".

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba, José Antônio de Oliveira, a CBTU é responsável pelo transporte de mais de 12 mil passageiros por dia, vindos de quatro municípios: Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Ao todo são 12 estações, sendo quatro estão localizadas na Capital (Mandacaru, Varadouro, Ilha do Bispo e Alto do Mateus). “Com a greve, apenas oito viagens estão sendo realizadas por dia, prejudicando cerca de oito mil passageiros. Queremos que a situação tenha um desfecho favorável e que o setor sensibilize o poder público”, comentou.

Mais mobilidade - Para elaborar os projetos de mobilidade urbana, o pré-candidato tem realizado diversos debates com várias comunidades e feito estudos com especialistas sobre a viabilidade de algumas propostas que já foram apresentadas à população. Entre elas, também está a implantação dos ônibus articulados, o BRT, sigla para Bus Rapid Transit, que constitui em um modelo de transporte coletivo de média capacidade, com veículos articulados que trafegam em faixas específicas ou em vias elevadas. "Várias cidades do mundo, como Curitiba e Goiânia, adotaram o BRT como meio de transporte mais barato, seguro e rápido", justificou.


Assessoria
BORGESNETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários