Hemocentro da Paraíba comemora Dia Mundial do Doador de Sangue com programação especial

Uma programação especial, no Hemocentro da Paraíba, marca o Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta quinta-feira (14). O evento terá apresentação de vídeos mostrando a importância da doação de sangue, ginástica laboral, além da distribuição de brindes e lanche com comida típica. Segundo a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, o foco será no acolhimento dos doadores. “Será um dia em que os doadores terão acolhimento especial, em reconhecimento ao ato nobre da doação”, resume.

O Hemocentro recebe, em média, 150 a 200 doadores por dia. Durante as festividades, esse número cai em quase 50%, o que gera preocupação com relação aos estoques. De acordo com Sandra, é justamente nesse período que a demanda aumenta. “Com o São João, as pessoas viajam, o que aumenta a probabilidade de acidentes. Isso faz a demanda de sangue aumentar, por isso precisamos estar com os estoques abastecidos durante todo mês”, afirma.

Em cada doação, são retirados 450 mililitros de sangue. O sangue coletado é estocado por grupo sanguíneo e fracionado em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma. Cada doação é dividida em três ou quatro bolsas de sangue para transfusão. Diariamente, o órgão distribui mais de três mil bolsas de sangue para as instituições de saúde de toda a Paraíba. Geralmente, a procura é pelos concentrados de hemácias e plaquetas.

Segundo Sandra Sobreira, é importante sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação. “Elas precisam entender que doar sangue não é só um ato de solidariedade, e sim um ato de responsabilidade social. Se você tem condições de ser doador, deve doar, pois sangue não se compra. Queremos que as pessoas percebam a importância desse ato. Você não tem que ser solidário só nos períodos de festa ou quando um parente precisa, você tem que ser solidário todos os dias”, completa.

Campanha Sangue Junino 2012 – Nos dias 15 e 16 de Junho, em João Pessoa e Campina Grande, o Hemocentro da Paraíba, em parceria com o Centro Proativo e o Movimento Doe Sangue PB, realiza a campanha ‘Sangue Junino’. De acordo com Thiago Gonçalo, idealizador e coordenador do Doe Sangue PB, a campanha vem sendo divulgada através das redes sociais e visa mobilizar a população e aumentar o estoque de sangue no Estado. “Pretendemos incentivar a doação de sangue, que é um gesto tão importante e nobre. Sabemos a importância de manter o estoque abastecido, pois a qualquer momento podemos precisar de sangue. Devemos ter a sensibilidade de ajudar o próximo”, pondera Thiago.

Durante os dois dias da campanha, haverá um ponto de coleta no Parque Sólon de Lucena, a partir das 08h, e o Hemocentro da Paraíba disponibilizará o transporte para levar os voluntários até a sede do órgão, em caso de fila. O evento vai contar com a animação de um trio de forró pé-de-serra.

Condições para doação – O doador de sangue deve ter entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias. Se for menor de 18 anos, é necessária autorização do responsável legal e pesar acima de 50 quilos. Além disso, o doador deve ter dormido normalmente nas últimas 24 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, estar alimentado (respeitando intervalo de duas horas após o almoço), e estar saudável.

Além do Hemocentro da Paraíba, localizado em João Pessoa, o Estado conta com o Hemocentro Regional, em Campina Grande; e mais 11 Hemonúcleos, nas cidades de Guarabira, Itabaiana, Picuí, Monteiro, Patos, Piancó, Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras. Os telefones do Hemocentro da Capital são 3218-7698/7690.

Secom-PB
BORGESNETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários