Paraíba deve atualizar cartão de vacinação de 295.190 crianças menores de cinco anos

Atualizar o cartão de vacinação de 295.190 crianças menores de cinco anos na Paraíba, introduzir as vacinas pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B) e a inativada contra a poliomielite (VIP) no calendário vacinal para crianças que vão iniciar o esquema vacinal são alguns objetivos da campanha de multivacinação que acontece de 18 a 24 do próximo mês.

Os assuntos ligados a essa campanha, extensiva a todos os estados brasileiros, foram discutidos na tarde desta quinta-feira 26 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, com presença de Missânia Moreira, chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, coordenadores de imunização e vacinadores de toda a regional Patos. Missânia explicou que durante a campanha de multivacinação as crianças que não estiverem com o cartão em dia vão receber as doses que faltam para atualizá-lo. Para isso convoca os pais para levarem seus filhos aos postos de vacinação.

As equipes de vacinação vão trabalhar durante uma semana na atualização dos cartões, com o registro realizado completamente online. Após a campanha de agosto haverá uma monitoramento rápido da cobertura de todas as vacinas do calendário básico da criança. Missânia enfatizou que a vacina é o carro-chefe da unidade de saúde do PSF no tocante à prevenção e orienta para que nessas unidades exista a sala de vacina.

Citou que a vacinação contra a pólio ocorrerá em uma única etapa a partir deste ano. Ela demonstrou preocupação com a ausência de enfermeiros, com desvio de funções nas salas de vacinação em diversos municípios e que o Conselho de Enfermagem poderá fiscalizar e até punir os profissionais que não estiverem cumprindo as normas. Outra preocupação de Missânia é com relação aos erros cometidos ano passado no monitoramento da cobertura. Foram registras erros, muitos gritantes em 69 municípios da Paraíba. Isso foi um dos tópicos tratados por ela na reunião dessa quinta-feira em Patos.

Assessoria
BORGESNETO NAÇÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários