Tarifas aumentam em setembro

O reajuste de 7,69% da tarifa da água será aplicado nas 824 mil unidades consumidoras dos domicílios a partir de 9 de setembro. O Diário Oficial do Estado publicou a resolução da Agência de Regulação da Paraíba (ARPB), que prevê o realinhamento da tarifa cobrada pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na última sexta-feira, dia 10.

A resolução já homologada pelo secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Gustavo Nogueira, previa que o reajuste entraria em vigor após 30 dias da publicação no Diário Oficial.

A ARPB havia aprovado o realinhamento linear de 7,69% no dia 1º de agosto na tarifa da Cagepa, incluindo os serviços, multas, financiamentos e parcelamentos, mas o Governo do Estado excluiu do reajuste os consumidores do programa Tarifa Social da Cagepa, que não sofrerão reajuste pelo segundo ano consecutivo.

As famílias de baixa renda continuarão pagando a tarifa de água mensal de R$ 10,56. Atualmente, existem cerca de 40 mil famílias beneficiadas em todo o Estado, com consumo de até dez metros cúbicos de água mensal.

ENERGIA SOBE DIA 28 Outro aumento previsto pesar no orçamento das famílias paraibanas em setembro será o reajuste da energia elétrica, cobrada pela Energisa Paraíba. O índice pleiteado pela distribuidora é de 8,45% e deverá passar por apreciação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 21 deste mês.

Na ocasião, o novo Índice de Reajuste Tarifário (IRT) da Paraíba será definido - podendo ser ou não aquele indicado pela Energisa Paraíba. A previsão é que o calendário seja cumprido, portanto, o aumento deverá ser implantado a partir do dia 28 deste mês, aniversário anual do reajuste.

Jornal da Paraiba
BORGESNETO NAÇÃORURALISTA1

Postar um comentário

0 Comentários