“Arraiá de Cumpade” voltar a ser destaque no mercado do turismo rural nacional

Nesta quinta-feira (20), a Paraíba ganhará destaque nacional em um grande evento voltado para o setor turístico realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Trata-se do “38º Encontro de Negócios da Braztoa: Estratégias de Mercado” que será realizado em São Paulo. Durante o evento, a Paraíba terá o “Arraiá de Cumpade”, sendo apresentado como case sucesso de empreendedorismo no turismo rural. O encontro reúne representes de todos os destinos do país, assim como operadoras, empresas brasileiras e estrangeiras para discutir novas ideias, bem como apresentar novos produtos e serviços relacionados ao âmbito do turismo rural.

Na ocasião, os participantes esclarecerão suas dúvidas sobre o projeto e ainda concorrerão a uma viagem ao Estado para conhecer a Casa de Cumpade, localizado em Galante, distrito de Campina Grande, onde acontece todos os anos o “Arraiá de Cumpade”. O projeto que se transformou em uma opção de inserção cultural para atrair turistas não somente no período do São João, tem a proposta de recriar uma vila do interior e oferecer ao visitante a culinária e a vivência matura próprias das vilas do interior.

O encontro é uma parceria inédita com patrocínio do SEBRAE, organização do Instituto do Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) e apoio da ABRATURR que possibilitará a apresentação de novos destinos às operadoras de turismo, empresas líderes do mercado, como a Landscape, Nascimento, Monark, Tourlines, Flytour, assim como abrirá espaço para novos debates e estratégias de comercialização.

De acordo com o diretor da Mais Brasil Turismo e Receptivo, Isaac Batista, apresentar este produto essencialmente nordestino e genuinamente paraibano como case de sucesso e produto de referencia na área do turismo rural aos membros da Braztoa é uma vitória coletiva. “O nosso produto está sendo referência para todo o país estamos comemorando muito esse sucesso que não é só nosso, mas de toda a Paraíba”, afirma Isaac.

Na opinião de Wilken Souto, coordenador geral de regionalização do Ministério do Turismo, e que esteve no “Arraiá de Cumpade” este ano, o produto partiu de uma ideia visionária. “O empresário Isaac Batista, um dos idealizadores do “Arraiá de Cumpade”, transformou o restaurante “Casa de Cumpade” em um produto atrativo para o turismo rural. Como visitante, pude experimentar a cultura, a culinária, a dança sem precisar vir aqui no período de São João”, afirma o gestor, lembrando que o incentivo do poder público para melhorar o acesso ao local seria de grande importância para o desenvolvimento local.

Andreia Roque, presidente do Instituto do Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR), conheceu o Arraiá de Cumpade durante a 8ª Feira de Turismo Rural (Ruraltur) e para ela, isso foi a comprovação que este tipo de iniciativa fortalece o turismo rural em qualquer localidade. “O ‘Arraiá de Cumpade’ é uma experiência potencializada de ruralidade. É um produto de mercado nacional”, disse a gestora.

Isaac Batista, afirma que investir no potencial turístico da Paraíba significa acreditar no crescimento do turismo regional e apostar em um mercado em franco crescimento. “Estamos no aguardo de dois grandes eventos mundiais que acontecerão no nosso país. Este é o momento do turismo rural mostrar todo o seu potencial para que os visitantes e participantes possam ter opções concretizadas de lazer e imersão cultural da nossa terra”, planeja Isaac.

Ruraltur

A 8ª Feira de Turismo Rural (Ruraltur) aconteceu em Campina Grande nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Vários cases de sucesso foram destaques no evento. Representantes do Rio Grande do Sul a Pernambuco trocaram experiências sobre a fundação de seus empreendimentos além de dividir os problemas e desafios.

O único representante da Paraíba como case de sucesso no evento foi o “Arraiá de Cumpade”, projeto da Mais Brasil Turismo e Receptivo, do restaurante Casa de Cumpade e produção da Bora Ali Produções. “O turismo rural nasceu como uma ação de desenvolvimento de políticas públicas para o turismo e hoje tomou as proporções que conhecemos”, afirmou Andréia Roque durante sua palestra que antecedeu as apresentações dos cases de sucesso dos empresários.

A Rodada de Negócios, que aconteceu paralelamente a 8ª Ruraltur, gerou R$ 2,2 milhões em transações comerciais, 30% além da expectativa dos organizadores de acordo com o Sebrae. O evento promoveu 200 encontros entre 13 operadoras e fornecedores locais de produtos e serviços a turistas.




I2 Inteligência

Assessoria de imprensa
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários