Doação de órgãos tecidos: Paraíba realiza 40 transplante de rins e firma parceria com padarias da Capital

A campanha de doação de órgãos e tecidos para Transplante ganhou importante reforço na divulgação na Capital, entre esta quinta-feira (27) e o próximo sábado (29). Doze padarias localizadas em vários bairros irão realizar  uma conscientização intensiva junto aos clientes, mostrando a importância da doação de órgãos e tecidos. Esta ação faz parte da XII Campanha Estadual  de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante  que foi iniciada no último dia 15.
As doze padarias selecionadas foram visitadas pelos técnicos do Setor de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, quando foi enfocada a importância da doação de órgãos e tecidos. Na oportunidade todos os proprietários dos estabelecimentos comerciais concordaram em participar da campanha.
A proprietária da Padaria Pão & Massas, localizada na avenida Dom Pedro II, Soraya Brito, disse que a doação de órgãos e tecidos é mais um gesto de amor ao próximo. “Não custa nada e com certeza vai salvar uma ou mais vidas”, enfatizou.  O gerente da padaria Pernambucana, nos Bancários,  Francisco R. de Araújo, falou que campanhas como essas são de grande importância.  “ Tem muita gente morrendo por falta de um transplante e  outros na fila à espera de órgãos enquanto muitas pessoas querem doar, mas a família não deixa com medo. Por isso seria bom que a pessoa, antes de morrer, deixasse um documento assinado dizendo que quer doar seus órgãos”, destacou.
Campanha – Nesses estabelecimentos serão distribuídos adesivos com os telefones da Central de Transplante pedindo para que as pessoas digam “Sim” a doação de órgãos e salvem vidas. Esse material será colocado nas sacolas de pão que são levadas para casa. “A padaria é um local frequentado  por muita gente e como o pão é degustado pela família inteira, esperamos que essas pessoas se conscientizem e se sensibilizem para a importância do ato de doar órgãos e  tecidos”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza.
A diretora geral da Central de Transplante da Paraíba, Gianna Lys Montenegro, espera que essa campanha alcance o objetivo desejado, ou seja, sensibilizar e conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. “Esperamos que o pão de cada dia que alimenta o corpo das famílias alimente também a alma e a solidariedade dessas pessoas. Esperamos que seja renovada a esperança das dezenas de pacientes que estão na fila de espera por um transplante para que possam ter uma vida melhor”, disse.
Dados: Este ano a Central de Transplante da Paraíba realizou 40 transplantes de rins, 66 de córnea e um de fígado. Durante o 1º semestre de 2012 foram realizadas cinco doações efetivas (transplante realizado) colocando a Paraíba com índice de 2,7 doadores por um milhão de habitante e  já nos dois primeiros meses do segundo semestre foram nove doações efetivas e com isso a Paraíba está com 4,7 doadores por um milhão de habitante. “Esse aumento é significativo, mas esperamos crescer ainda mais até o final do ano”, comemorou a diretora da Central de Transplante da Paraíba, Gyanna Lys.
 
Relação das padarias:
 
Bonfim
Botique do Pão
Cidade Verde
Flor das Neves
Flor do Trigo
Pão & Massas
Pão & Frios
Pão & Cia
Realeza
Pernambucanas
Miramar
Tambaú
Programação – A programação alusiva a XII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante começou no último dia 15 com  o  “Curso de Capacitação para Diagnóstico e Manutenção do Paciente em Morte Encefálica”. Durante dois dias médicos intensivistas e enfermeiros de vários hospitais de João Pessoa e Campina Grande foram capacitados para a identificação e manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos aumentando, assim, o número de doações com órgãos viáveis para o receptor.
Veja o restante da programação:
1 – Panfletagem que acontecerá nos Shoppings Manaíra e Tambiá nesta  quinta-feira (27) das 10h às 18h, Dia Nacional do doador de Órgãos e/ou tecidos p/ transplantes. Público alvo: Frequentadores dos shoppings e a comunidade.
2 – Palestra educativa “atitude do Enfermeiro frente ao potencial doador de órgãos” que acontecerá na sexta-feira (28) das 7h às 10h. Público Alvo: Alunos do Curso Superior de Enfermagem.
3 – Culto ecumênico que acontecerá no próximo sábado (29) no auditório do IASS (antigo Ipep) das 14h às 16h. Público alvo: familiares de doadores e receptores de órgãos e/ou tecidos para transplantes

Secom-PB
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários