O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e Prefeitura de JP assinam procolo para novo campus

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e a prefeitura da Capital celebram nesta terça-feira (18) um protocolo de intenções que deverá resultar na construção de um novo campus do Instituto em João Pessoa. A assinatura do protocolo será realizada pelo prefeito Luciano Agra e o reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, durante solenidade que acontecerá a partir das 17h, no estacionamento do Ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira VII.

Com a assinatura do protocolo entre as duas instituições ficam previamente definidos os incentivos e as contrapartidas que deverão garantir a implantação do Campus Zona Sul do IFPB; entre os termos, o que prevê a doação de um terreno por parte da PMJP para a construção no novo campus.

O prefeito Luciano Agra ressaltou a importância do projeto, lembrando que um novo campus deverá gerar ampliação no número de vagas oferecidas à população de acesso à escola pública. “Estamos garantindo o primeiro passo a fim de que João Pessoa possa contar com uma nova unidade de ensino do IFPB, e com isso proporcionar mais oportunidades de acesso a uma educação de qualidade a um maior número de pessoenses”, destacou o gestor.

O secretário de Planejamento do Município, Aldo Prestes, explicou que após assinado o documento, a Prefeitura deverá enviar à Câmara Municipal de João Pessoa um projeto de lei propondo a doação do terreno pertencente ao Governo Municipal para o Instituto. “O projeto deverá apresentar aos parlamentares a viabilidade do projeto e os benefícios que deverão gerar a instalação do novo campus na Capital”, ressaltou.

No documento a ser assinado nesta terça, também é definido que em contrapartida à doação do terreno, caso aprovado pelo Legislativo Municipal, caberá ao IFPB disponibilizar a estrutura do Instituto para promover capacitações, treinamentos, palestras, cursos, entre outras iniciativas, destinadas aos servidores do Município, respeitando critérios de conveniência e oportunidade, desde que não gere prejuízos às duas partes.

Outro termo definido previamente é a abertura de um programa de estágio discente a ser realizado na Prefeitura, contribuindo não só para a formação de alunos do IFPB, como também na prestação de serviços públicos gerados pelo Município, levando sempre em conta critérios objetivos de seleção.

O novo campus do IFPB deverá atender a 1.200 alunos. A Institui­­­ção conta atualmente com 10 campi em todo o Estado, além do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, atendendo a um total de 19 mil estudantes.
 
 
ALAN RICHELLY - NACÄO RURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários