Governo oferta 300 vagas para cursos do Projovem Trabalhador

O Governo do Estado oferece até esta sexta-feira (19) 300 vagas para cursos profissionalizantes do Programa Projovem Trabalhador: Juventude Cidadã, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (Sedh). As inscrições começaram na tarde dessa quarta-feira (17) na Casa da Cidadania de Mangabeira, localizada próximo ao Mercado Público do bairro.

Os cursos são de Telemática com 100 vagas, Turismo/hospitalidade também com 100 e Alimentação com mais 100 vagas. Os cursos profissionalizantes terão duração de 350 horas/aula e serão ministrados no Restaurante Popular, localizado na Rua Rita Xavier, em Mangabeira.

Poliana Roberta de Oliveira, 28 anos, mora no bairro do Rangel. Ela soube dos cursos pela internet e foi uma das primeiras pessoas a se inscrever. Sua opção foi pelo curso de Telemática. “Essa oportunidade que o Projovem Trabalhador oferece é um incentivo, ajuda muito aos jovens terem acesso a uma profissão e após o curso batalhar uma vaga no mercado de trabalho”, disse.

A jovem Carla Monique Teixeira Gomes, moradora do conjunto Colinas do Sul, também se inscreveu no primeiro dia de inscrição. Carla escolheu como primeira opção o curso de Alimentação, e na segunda, o curso de Telemática. “É importante essa oportunidade da gente fazer um curso profissionalizante porque hoje o mercado exige qualificação e com essa formação eu terei mais condições de conseguir emprego”, declarou.

As irmãs Damarys e Estefany Batista de Sousa moram no conjunto Geisel e assim que souberam da abertura das inscrições nos três cursos se dirigiram à Casa da Cidadania de Mangabeira.

O jovem José Mateus de Holanda Martins mora no bairro da Torre. Fez opção pelos cursos de Telemática e Turismo. Espera ser selecionado para ser qualificado em uma das duas profissões. “O jovem precisa ter profissão para poder entrar no mercado de trabalho”, observou Mateus.

O Projovem Trabalhador é uma ação do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), que coordena o programa que beneficiará 7 mil jovens de mais de 80 municípios paraibanos. O principal objetivo é inserir os jovens no mercado de trabalho.

Pré-requisito – Para participar do programa de qualificação, os interessados devem ter entre 18 e 29 anos de idade, renda familiar de um salário mínimo e estar frequentando a escola ou concluído o Ensino Médio. Também podem fazer as inscrições os jovens em situação de desemprego que tenham concluído o Ensino Médio.

Ajuda de custo – Os jovens que participarem do curso terão direito a R$ 100, a cada mês, totalizando R$ 600 ao final do curso. Para ter direito ao auxílio, o jovem precisa ter cumprido 75% de frequência mensal no curso.

Também será fornecido lanche, além de fardamento e material didático. O curso terá duração de seis meses, totalizando carga horária de 350 horas, dividida entre formação profissional e social, e aula com direito a certificação no final do curso.

Documentação – Para a inscrição, será necessário levar certidão de nascimento ou RG, CPF (situação regular), NIS (Número de Identificação Social), título de eleitor e comprovante de escolaridade. Quem tem carteira de reservista e carteira de trabalho também deve levar todas as cópias com a documentação.

Secom PB
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários