Hemocentro programa 11 coletas externas de sangue

Hemocentro programa 11 coletas externas de sangue e conclama doadores

O Hemocentro da Paraíba programou para este mês de outubro onze coletas externas de sangue. De acordo com o calendário elaborado pela Coordenação de Ações Estratégicas do órgão, na segunda-feira (8), a coleta será feita na Praça da Paz, nos Bancários. As coletas são feitas no horário das 8h às 17h.

Além dessas coletas externas, que tem como principal objetivo manter o estoque de sangue, o Hemocentro está conclamando os doadores, principalmente aqueles que votam fora da Capital a fazerem a sua doação no próprio órgão antes de viajarem para exercerem a sua cidadania.

“Antes de pegarem a estrada fazemos um apelo a essas pessoas que façam o seu gesto de solidariedade, doando o seu sangue para que possamos atender a população com tranquilidade”, apelou a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira explicou que em datas comemorativas do ano o Hemocentro realiza campanhas para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. “A doação de sangue é um gesto simples, mas de grande valor humano e solidário e a gente só sabe da importância do sangue quando nós ou algum parente está precisando dele”, comentou.

Ela também fez um apelo para que as pessoas compareçam aos locais aonde acontecerão as coletas externas e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o seu estoque de sangue regular para atender a demanda. A primeira coleta deste mês aconteceu no dia 2, no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Requisitos - Para ser doador, é preciso que as pessoas tenham de 18 a 65 anos, com peso acima de 50 kg, que não estejam tomando remédio controlado, não tenham ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estejam gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros, que garantam a qualidade do sangue coletado. O procedimento é seguro e não existe risco no ato de doar sangue e todo o material é descartável

Os tipos sanguíneos mais procurados são A+ e O+, e o tipo mais difícil de obter é o AB-, sendo que apenas 0,3% da população possuem esta tipagem. A Hemorrede recebe em média sete mil doações de sangue por mês, o que é suficiente para atender a demanda dos hospitais públicos e privados.

Veja os locais onde acontecerão as coletas externas:

Dia 8 – Praça da Paz nos Bancários

Dia 10 – Parque Sólon de Lucena (Lagoa)

Dia 17 - Parque Sólon de Lucena (Lagoa)

Dia 19 – Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Santa Rita

Dia 20 – Igreja Batista no Conjunto João Agripino

Dia 22 – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Dia 23 – Escola Municipal Almirante Barroso, em Cruz das Armas.

Dia 24 – Empresa Copobrás, no Distrito Industrial de João Pessoa.

Dia 27 - PSF do conjunto Mário Andreazza, no bairro de Tambaí, na cidade de Bayeux.

Dia 31 – Hospital Napoleão Laureano no Bairro de Jaguaribe.




Secom
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários