Hemocentro elabora programação para o Dia Nacional do Doador de Sangue

Com o tema “Doar Sangue é Fazer o Bem Sem Olhar a Quem”, o Hemocentro da Paraíba vai realizar durante uma semana várias atividades recreativas, culturais e de conscientização para mobilizar a população no Dia Nacional do Doador de Sangue que será lembrado neste domingo (25). As atividades começarão na segunda-feira (26) e ocorrerão até o dia 30.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, informou que a abertura oficial da programação será às 10h da segunda-feira com apresentação musical, lanche especial para doadores além da distribuição de camisetas e brindes para os primeiros doadores que comparecerem ao Hemocentro, localizado na Avenida Dom Pedro II, em João Pessoa.

Todos os dias, sempre no horário da manhã, haverá apresentações culturais e homenagens aos doadores que realizaram o maior número de doações, como também atividades laborais.

Além das atividades que acontecerão no próprio Hemocentro, serão realizas coletas externas de sangue. De acordo com a programação, a primeira coleta será no dia 27, na UFPB; dia 28, no supermercado Hiper Bompreço, da BR-230, e dia 29 no Hospital Napoleão Laureano.

Essas coletas acontecerão no horário das 8 às 17h e têm como principal objetivo divulgar e sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue, com o objetivo de aumentar o número de doadores.

Lançamento – De acordo com a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, ainda como parte da programação acontecerá o lançamento da Caravana Solidária que será mais uma ação a ser colocada prática pelo Hemocentro da Paraíba para divulgar a importância da doação de sangue e aumentar o estoque.

Divane Cabral disse que com esse serviço funcionários de empresas e instituições que quiserem doar sangue podem formar um grupo e ligar para o Hemocentro para agendar o dia da coleta. Um veículo irá até o local de trabalho para transportar os voluntários ao Hemocentro e de volta ao local de trabalho após a doação. Para agendar as doações, a empresa ou instituição interessada pode ligar para o número 3218-7698.

Dados – De acordo com informações do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, de 1º de janeiro até o dia 1º de outubro deste ano, 35.943 pessoas compareceram ao Hemocentro para doar sangue.

Desse total, 28.559 foram homens e 7.384 mulheres. Ainda segundo os dados, as mulheres representaram 21% do total de doações e a meta do Hemocentro é chegar a 30% até o final do ano.

Condições para ser doador

- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários