Verão começa nesta sexta-feira no hemisfério sul

A estação mais quente do ano, caracterizada pelo calor e pela recorrência de pancadas de chuva, começa nesta sexta-feira (21) às 9h11, no horário de Brasília. O verão incide sobre o hemisfério sul até o final de março e será marcado por temperaturas superiores à média histórica, segundo prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estação deve registrar temperaturas máximas em torno dos 35ºC, em Apodi, no Rio Grande do Norte, e mínimas em torno de 12ºC, em Campos do Jordão, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, é uma das praias mais frequentadas por Argentinos (Foto: Géssica Valentini/G1)
Verão 2012/2013 deve ser mais quente que o dos últimos anos, indica Inmet (Foto: Géssica Valentini/G1)
A previsão é que as chuvas fiquem acima da média na região Sul e abaixo do normal na região Nordeste. Nas demais áreas, o índice pluviométrico ficará dentro do padrão histórico. O Inmet não descarta, no entanto, a possibilidade de excesso de precipitação no Norte, Centro-Oeste e Sudeste durante os três primeiros meses do ano.
O verão 2012/2013 não será afetado pela influência do fenômeno El Niño, que consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico. “Em julho, o El Niño deu sinais de que iria se manifestar, mas recuou. Se a tendência tivesse se confirmado, ele elevaria as temperaturas e intensificaria a seca no Nordeste”, afirma o meteorologista Mozar de Araújo Salvador, do Inmet.

De acordo com ele, a previsão é que outro fenômeno climático iniba parte das chuvas no Nordeste.
Com a temperatura das águas do Atlântico Norte mais quentes que o normal e as do Atlântico Sul mais frias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), área próxima à linha do Equador, fica alojada ao norte de sua posição climatológica.
“A ZCIT é uma faixa permanente de convergência de ventos que gera muita nebulosidade. Ela se movimenta ao longo do ano, sempre aproximando-se do hemisfério mais quente, ou seja, daquele onde é verão. Esse é o principal sistema que gera chuva no Nordeste durante este período”, destaca Mozar.

Com a anomalia na temperatura de superfície do mar, a zona de convergência não consegue se aproximar o suficiente do Nordeste brasileiro para provocar chuvas, o que pode intensificar a estiagem em algumas áreas.
Dia de sol no Espírito Santo. (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Calor e pancadas de chuva são típicos desta
estação do ano (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
O Inmet também prevê os índices máximos e mínimos médios para as 290 cidades brasileiras onde estão instaladas as estações de meteorologia do instituto.
O cálculo das temperaturas é feito a partir das médias dos índices máximo e mínimo, para os meses de janeiro, fevereiro e março, entre os anos de 1961 e 1990. Veja as previsões:
Região Sudeste
A região Sudeste deve registrar a maior temperatura média, com 33,9ºC nos municípios de São Fidélis (RJ) e Aimorés (MG) durante o mês de fevereiro. Já a mínima prevista é de 12ºC em Campos do Jordão (SP).

Região Sul
Na região Sul, a temperatura máxima média deve ser de 33ºC em Foz do Iguaçu (PR) durante o mês de janeiro. A mínima será de 12,3ºC, em março, na cidade de Palmas (PR).

Região Nordeste
O Nordeste registrará mais calor em janeiro em Apodi (RN), com 35,4ºC. Já a temperatura média mais baixa para a região será de 17ºC, na cidade de Morro do Chapéu (BA), no mês de janeiro.

Região Norte
A temperatura média mais alta da região Norte deve ficar em 33,7ºC, no mês de março, em Boa Vista (RR). Por outro lado, a mínima ocorre em São Félix do Xingu (PA), com 19,6ºC, em janeiro.

Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a temperatura máxima deve ser de 32,9ºC, no mês de março, em Cuiabá. Já a mínima ocorre em Brasília, em janeiro e fevereiro, com 17ºC.
ALAN RICHELLY - NAÇÃO RURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários