Hemocentro realiza mais de 4 mil exames de paternidade


 O Laboratório de Biologia Molecular e Paternidade do Hemocentro da Paraíba realizou em apenas um ano e dez meses 4.161 exames de paternidade. Desde abril de 2011, quando começou a funcionar, até o dia 14 de fevereiro deste ano, o laboratório fez o agendamento de 4.795 exames oriundos do Tribunal de Justiça e do Ministério Público do Estado.


A coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular e Paternidade, Crisemy Benício, disse que o Hemocentro da Paraíba é pioneiro na realização de exames de DNA . Ela explicou que as solicitações dos exames por parte do Ministério Público fazem parte do Projeto Nome Legal e têm como objetivo reduzir o número de crianças e adolescentes registrados sem o nome do pai, ou, em alguns casos, sem o nome da mãe, ou seja, diminuir o sub-registro de nascimento. Com relação ao Tribunal de Justiça, as demandas são enviadas pelas comarcas e fazem parte de processos para pagamento de pensão alimentícia.


Crisemy Benício explica que toda a tramitação, desde a realização do exame até a decisão na esfera judicial, pode durar até 30 dias. Para a realização dos exames, a coleta de sangue é feita pela “punção digital”. É coletada uma amostra de sangue do suposto filho, duas do suposto pai e uma da mãe e colocada em um cartão semelhante ao usado no teste do pezinho. Logo em seguida é feita a extração do DNA e posteriormente utilizado o sequenciador de última geração ABI-3130 onde será confirmado o vínculo genético.


Para a confirmação da paternidade, atualmente o laboratório usa a técnica do PCR (Reação de Cadeia do Polimerase) que vem sendo utilizada com sucesso, confiabilidade e exatidão nos resultados. A metodologia do Hemocentro também é usada no Brasil pelo Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (Imesc), Fiocruz, USP, Unicamp, UFRS e Hospital das Clínicas do Paraná.


Os exames são realizados nas segundas, terças, quartas-feiras e quintas-feiras o dia todo. Crisemy Benício explicou que para agilizar ainda mais os serviços, principalmente no que diz respeito à liberação dos laudos, a Secretaria de Estado da Saúde utiliza programas de computador e outros recursos tecnológicos.


A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira explicou que o Laboratório de Biologia Molecular e Paternidade é mais um serviço prestado à população paraibana pelo Governo do Estado como forma de resgate da cidadania e de grande alcance social. “Sempre temos procurado oferecer à população paraibana, por meio da nossa rede formada por hemocentros e hemonúcleos, um atendimento humanizado com um serviço de qualidade e profissionais capacitados para exercer suas funções”, finalizou Sandra Sobreira.

Secom-PB
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários