FALANDO EM SAÚDE: Especialista define problemas relacionados aos rins

O médico Dr. Marcelo Barbosa Leite é natural da cidade de Boa Vista-PB, especialista em RIM e trabalha na clínica UNI RIM na cidade de João Pessoa-PB. Em entrevista concedida para o programa Fala Cidade, o médico falou sobre as doenças renais que podem surgir ao longo da vida dos indivíduos, bem como suas causas e os meios de prevenção.
As doenças renais podem decorrer de um processo diretamente relacionado aos rins, mas também pode surgir de doenças sistêmicas ocasionadas por complicações em outros órgãos causados, por exemplo, por infecções generalizadas e transfusões de sangue compatíveis e outros fatores que podem afetar as funções renais. Porém, estes rins podem ser potencialmente recuperados e, embora estejam gravemente doentes podem voltar a funcionar normalmente.
Já para os casos de insuficiência renal crônica a recuperação pode não acontecer, já que os rins serão afetados lentamente, levando anos para que a doença venha comprometer de forma significativa o funcionamento desses órgãos. Quando a doença conseguir afetar as funções renais, de maneira que os rins já não funcionem mais, o paciente necessitará da diálise ou de um transplante de rim.

ANDRÉA SILVA
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários