Semana da Próstata atende mais de 40 mil pessoas


Mais de 40 mil pessoas foram atendidas durante a 2ª Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata, realizada entre os dias 22 e 26 de abril em 27 cidades paraibanas. Quase dois mil exames para diagnóstico foram realizados no período.

Promovido pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e as prefeituras municipais, o evento deste ano teve o objetivo de levar até a população das diversas regiões do Estado orientações sobre como identificar sinais do câncer de próstata. A Semana Estadual de Prevenção do Câncer da Próstata foi instituída através da lei 8.609/08.

Nesta segunda edição do evento, houve reações inusitadas em diversas cidades da Paraíba. Homens que nunca ouviram falar da doença ou sequer tinham procurado um médico na vida, como ocorreu em Areia de Baraúnas, se interessaram pela ação que só chamava a atenção do público masculino e foram até os locais em que sediava a campanha.

Outra colaboração importante para o sucesso do evento foi a parceria que a ALPB teve com as prefeituras das cidades visitadas. Muitas cidades aderiram ao evento oferecendo locais estratégicos e ações promocionais para incentivar os homens a participar do evento.

Em Sousa, o prefeito André Gadelha (PMDB) chegou a visitar casas convocando a população a participar do evento. A cidade é uma das quatro que anunciaram a criação da Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Próstata. As outras são Aroeiras, Caiçara e Pilões.

Urologista no PSF - Já a cidade de Guarabira anunciou que vai disponibilizar urologista no Programa de Saúde da Família para atender a esta demanda.

Interessados - A ALPB também foi contactada pelas prefeituras de mais cidades, como Juru e Caldas Brandão, que mostraram interesse em participar da próxima Semana da Próstata.

Cidadania - Para a presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo, Crisneilde Rodrigues, "o papel da ALPB é, antes de tudo, aproximar a população do Estado a leis ligadas à cidadania. Essa equipe presidida por mim teve o objetivo de divulgar a lei e levar ao cidadão este tipo de informação. Sem o conhecimento da legislação que o protege, as pessoas jamais saberão exercer sua cidadania", avaliou.

Trabalho conjunto - A II Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata é uma ação intersetorial que envolve diversos setores da Assembleia Legislativa do Estado, encabeçado pela APPL.

Como funcionou - A Semana da Próstata foi iniciada com a realização de uma sessão especial, que aconteceu no último dia 18, no Plenário Deputado José Mariz. O evento contou com uma palestra do presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud.

Já no dia 22, começaram as ações nas cidades-pólos (João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Patos, Sousa e Cajazeiras), onde as pessoas interessadas puderam ter orientação e serem encaminhadas para fazer o exame nas unidades de Programa de Saúde da Família (PSF).

Em outras 20 cidades a população contou com palestras de urologista e atendimentos, onde os casos constatados foram encaminhados para análise e cirurgia.





Assessoria
BORGES NETO NACÃORURALISTA

Postar um comentário

0 Comentários