3º Festival de Turismo é realizado em João Pessoa



O trade turísticos paraibano comemora o sucesso do 3º Festival de Turismo de João Pessoa, que aconteceu no último final de semana no Centro de Convenções da capital paraibana. Na programação do evento havia espaço para momentos de formação onde representante do trade turístico paraibano puderam capacitar agentes de viagem de outros Estados. Como foi o caso da Rede Nord de Hotéis que promoveu dois dias de capacitação onde os atrativos da Paraíba tiveram destaque.

Segundo Breno Galdino, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (Abav), durante o 3º Festival de Turismo de João Pessoa foram mais de 300 profissionais dispostos nos 150 estandes do evento. Cerca de 1500 profissionais de turismo prestigiaram o festival e participaram das oficinas e capacitações que integraram a programação. “Não existe evento deste porte no Nordeste que reúne 1500 profissionais de turismo de diversas regiões do país e do exterior. Já é um evento consolidado”, disse.

Richard Rasmussen, apresentador dos programas Aventura Selvagem (SBT) e Mundo Selvagem (NatGeo), também esteve presente no evento. Ele revelou que está gravando um programa especial na Paraíba e por isso aproveitou para conferir as novidades expostas no festival. Ele enumerou as regiões paraibanas por onde já passou durante as gravações. “Conheci Sousa, Ingá, o Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras)”. De acordo com Richard Rasmussen, o turismo, em geral, precisa de mais atenção. “O turismo ainda engatinha. A gente observa isto pelos locais de acesso, infraestrutura...”, explicou o apresentador.

Entre os expositores estavam os representantes de diversas prefeituras da Paraíba apresentando as belezas naturais e os roteiros turísticos para os agentes de viagem. O estande montado pela Secretaria de Turismo de Bananeiras, por exemplo, mostrou ao público as particularidades da Cachoeira do Roncador e o Cruzeiro de Roma. Ainda foram apresentado alguns dos principais festejos da cidade como o São João e a Rota Cultural Caminhos do Frio. Neste ano, mais de 30 atrações culturais animaram os sete dias do Festival Caminhos do Frio 2013. Entre as principais apresentações estavam Guilherme Arantes, Renata Arruda e Yêgor Gomez. O festival acontece em julho.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura de Bananeiras, Mirian Trindade, a surpresa durante o evento foi o conhecimento que as agências de turismo já tinham do roteiro turístico da cidade de Bananeiras, localizada no Brejo da Paraíba. “Todos que passaram por nosso estande, para nossa alegria, já tinham conhecimento das nossas belezas naturais e passeios”, disse a gestora que aproveitou a oportunidade para conversar com diversos agentes de turismo de diversas regiões do país e firmar novos negócios.

Estandes da rede hoteleira também marcaram presença no 3º Festival de Turismo de João Pessoa. Como foi o caso da Rede Nord de Hotéis, a maior rede de hotéis da Paraíba. “A feira foi fantástica. Nós apresentamos para os agentes o Blue Sunset, o hotel mais oriental das Américas, além dos hotéis Green Sunset, Imperial Hotel e o Ondas do Atlântico. Também aproveitamos a oportunidade para apresentar os dois novos empreendimentos: Nord Imperial Suítes, previsto para ser inaugurado em novembro; e o Nord Tabatinga, com previsão de lançamento na primeira metade de 2014.

Uma característica dos hotéis da Rede Nord, de acordo com Everson Albuquerque, gerente comercial, é que todos são localizados à beira mar. E para que os agentes de viagem conhecessem de perto os empreendimentos, a Rede Nord hospedou cerca de 100 agentes nos hotéis da capital paraibana. “Só tivemos opiniões positivas sobre nossos hotéis”, esclareceu Daniela Araújo, executiva de contas.

Já Everson Albuquerque, explicou que um dos objetivos da participação da Rede Nord no evento é “fortalecer as parcerias existentes e criar novas parcerias. Nós estamos participando do festival desde sua criação”. Durante o Festival de Turismo, os executivos Daniela Araújo e Ricardo Rostirola promoveram capacitação para os agentes de viagem.

O governador Ricardo Coutinho participou da abertura do festival. “O evento afirma cada vez mais o turismo da Paraíba e constrói uma base sólida”, disse. O governador destacou ainda que além das atrações no Litoral, a Paraíba também oferece uma série de roteiros turísticos nas regiões do Brejo, Cariri e Sertão. “Temos o Lajedo de Pai Mateus, o Vale dos Dinossauros e muito mais”, destacou Ricardo Coutinho.

O 3º Festival de Turismo de João Pessoa é uma iniciativa da Convention Bureau. Com apoio do Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa, Fecomércio -PB, Sebrae, Abav-PB e ABIH.

Assessoria
BORGES NETO SE LIGA PARAÍBA

Postar um comentário

0 Comentários