O Projeto Ouvindo o Meio Ambiente está sendo realizado na Escola Municipal Fagundes



O Projeto Ouvindo o Meio Ambiente está sendo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Antônio Aurélio Teixeira de Carvalho, em Fagundes, no Município de Lucena. A proposta partiu do princípio de que a tecnologia do rádio pode ser uma grande aliada no processo educativo. Com a sua linguagem essencialmente coloquial, simples e direta, torna-se um meio de comunicação de fácil acesso, estabelecendo uma empatia com o ouvinte, através de uma programação variada para todos os gostos, estilos de vida e classes sociais.

Image

Nesse sentido, o Projeto Ouvindo o Meio Ambiente se propôs a utilizar o rádio na sala de aula como coadjuvante nas questões ambientais e com a preocupação em educar o alunado para aprender a ouvir e escutar. A aplicação do projeto demonstrou que o trabalho de educar para uma conscientização, conservação e preservação do meio ambiente, pode ser muito eficaz através de programas radiofônicos.

Image

A idéia surgiu quando a supervisora Anadete Alves do Nascimento estava em casa ouvindo o programa Espaço Ecológico e se perguntou: por que não levar estas informações diretamente ao alunado? Aproveitando as aulas que estavam acontecendo aos sábados resolveu testar a ideia, junto com os professores e o aval da direção.

Image

A equipe gostou da idéia e com a aceitação, apoio e planejamento dos professores, as aulas aconteceram da seguinte forma: foi posto um rádio em cada sala de aula, ligados em sintonia com a Rádio Tabajara FM 105.5. Assim, todos os alunos e professores às 7h30min estavam atentos, em silêncio, OUVINDO O MEIO AMBIENTE, através do Programa Espaço Ecológico. 
Image
Quando terminou o programa às 8h30min cada professor em sua sala de aula, em diferentes disciplinas, abriu um debate com os seus alunos sobre os temas abordados no programa. Ao mesmo tempo faziam relações de alguns assuntos que norteiam as questões ambientais de Lucena, do Brasil e do Mundo, aplicando quando possível a ótica da sua ciência.

Image

O resultado foi satisfatório para todos. A equipe congraçada ficou surpresa com os objetivos concretizados e com as manifestações dos alunos. A maioria do alunado não conhecia o programa e gostou do que ouviu, porque era um programa diferente daquele que habitualmente estão acostumados.
 
Image 
 
A empolgação foi tamanha porque todos queriam se posicionar sobre os temas que, além de instigantes na discussão de meio ambiente, o exercício de ouvir rádio divergiu das aulas formais, serviu de prática para aprender a escutar e, obviamente, estavam diante de mais uma fonte de informação, valiosa e dinâmica, sobre o meio ambiente.

Image

Após o contato com os realizadores do Programa Espaço Ecológico, o projeto está recebendo as gravações dos programas em CD para dar continuidade ao projeto, porque não haverá mais as aulas aos sábados para realizar o projeto em tempo real. Com os CDs, e/ou experimentando outros programas, o trabalho vai continuar devido à acolhida e sensibilidade de todos os participantes e apoiadores, especialmente a Rádio Tabajara.
 
Image 

*Anadete Alves do Nascimento é supervisora educacional e idealizadora do projeto.

Fonte: Espaço Ecológico
BORGES NETO SE LIGA PARAÍBA

Postar um comentário

0 Comentários