PMJP promove ação contra cegueira


PMJP promove ação contra cegueira
 Uma parceria ente a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Hospital Universitário Lauro Wanderley/UFPB vai permitir que 200 pessoas tenham acesso a exames preventivos contra cegueira em idosos e portadores de diabetes. A iniciativa será marcada com o lançamento da campanha “Viver, Porque Ver é Viver”, nesta quinta-feira (26), a partir das 9h, no Ginásio G1 da UFPB.

Na oportunidade Serão ofertados à população exames realizados por oftalmologistas do Hospital Universitário. “A Secretaria  Municipal de Saúde (SMS) está disponibilizando o medicamento para o tratamento da degeneração macular e diabética. Se algum usuário for diagnosticado com a patologia, vai ser dada continuidade do tratamento”, ressalta Janaína Lessa, gerente de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da SMS. Vamos avaliar o impacto da ação, mas a pretensão é realizarmos outras ações conjuntas.

Os usuários passarão por uma avaliação, realizando exames oculares, como o de fundo de olho. Serão distribuídos materiais educativos e fornecidas orientações durante a consulta. O secretário municipal de saúde, Adalberto Fulgêncio, destacou a importância da parceria e da prevenção. “A iniciativa é muito importante e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos usuários, principalmente das pessoas mais idosas e com diabetes. Não devemos tratar as doenças apenas, mas agir preventivamente com a população, para que ela fique menos vulnerável a problemas com a saúde”, enfatizou Adalberto.

Principais Doenças – A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de cegueira nos maiores de 60 anos e a retinopatia diabética, doença que pode evoluir para a perda da visão em pessoas com diabetes. A retinopatia diabética, doença que afeta jovens e adultos diabéticos, é responsável pela lesão de vasos sanguíneos localizados no fundo dos olhos que ocasionam pequenos derrames. As duas doenças podem ter um tratamento mais efetivo se detectadas mais precocemente.


Secom-JP
BORGES NETO SE LIGA PARAÍBA

Postar um comentário

0 Comentários