Eneida Agra confirma que Festival de Inverno fará homenagem aos 150 anos de CG



Eneida Agra confirma que Festival de Inverno fará homenagem aos 150 anos de CG e é uma resistência da cultura

 Em entrevista a Campina FM, a ativista cultural e ex secretária de Cultura de Campina Grande Eneida Agra Maracajá, confirmou que a 39ª Edição de Festival de Inverno da cidade contará este ano com uma programação especial e fará homenagem aos 150 anos da Rainha da Borborema. Idealizadora do Festival e e presidente do Solidarium – Instituto de Cultura, Arte e Cidadania, Eneida Agra Maracajá disse que a edição deste ano é histórica e se constituirá em um presente a cidade pela data festiva.

– Chegar aos 39 anos na celebração deste Sesquicentenário é um prêmio. O festival fez uma programação para homenagear Campina Grande. É o nosso presente, nosso aplauso, nossa reverência à Rainha da Borborema – comemorou Eneida.

A programação do evento foi lançada no Hall do Teatro Municipal Severino Cabral, com um “Café in Concert”. O festival ocorrerá entre os dias 15 e 23 de agosto de 2014, e contará com representações locais, regionais e nacionais. Uma das atrações deste ano é a cantora Maria Gadú.

A organizadora ressaltou que a 39ª edição foi feita com primor e que os monumentos Pioneiros da Borborema estão caracterizados como artistas.

– Nós fizemos com primor, competência técnica e artística uma programação digna do Sesquicentenário. Até nossos monumentos pioneiros estão realmente caracterizados como artistas. A apanhadora do algodão é bailarina, o índio é ator e o tropeiro é músico – afirmou Eneida.

Vários artistas se apresentarão em espetáculos de dança, música e teatro em vários pontos da cidade como o Sesc Centro, Praça da Bandeira e Teatro Municipal Severino Cabral. Em algumas apresentações as entradas serão gratuitas.

Ao longo de 39 anos, grandes companhias de teatro e dança, e artistas de renome nacional já se apresentaram no Festival de Inverno de Campina Grande. Com o objetivo de estimular a cultura da população, o Festival de Inverno teve início em 1974, sendo aberto oficialmente pelo escritor Ariano Suassuna, apresentando o recém criado Balé Armorial. Inicialmente, o Festival era sediado apenas no Teatro Municipal Severino Cabral, porém nessas últimas edições vem se descentralizando, incluindo outros lugares da cidade.

Em 2013 o evento chegou à sua 38ª edição, comemorando o jubileu de ouro da professora universitária e ativista cultural, Eneida Agra Maracajá, a principal responsável pela criação do Festival.

Ao longo desses anos, Eneida Agra trouxe vários nomes conhecidos do público para Campina, a exemplo de Regina Duarte, Tânia Alves, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Paulinho da Viola e, o cantor Lenine e osbailarinos Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo. Para ela, há muito que o Festival de Inverno virou uma “consagração da resistência”, tendo em vista as poucas verbas disponibilizadas para sua realização. Defensora de que todos tenham acesso aos bens culturais ela criou, entre outros projetos, grupos que ensinam arte a detentos e aos moradores de periferia, motivo esse que enche de orgulho a professora.

Severino Lopes 
BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários