Secretaria de Saúde realiza VII Mostra de Talentos da Pessoa Idosa

Música, dança, poesia e teatro para fomentar a socialização cultural e de informações entre os idosos. Este é o objetivo da VII Mostra de Talentos da Pessoa Idosa, que acontece nesta quarta-feira (1º), a partir das 8h, no Espaço Cultural do Unipê. Este é o sétimo ano da ação, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS).

O evento é realizado anualmente e visa revelar, através de atividades artísticas e lúdicas, os talentos da pessoa idosa e promover um envelhecimento ativo e saudável, com o aumento da autoestima e da ampliação da rede social dos idosos.

“A Mostra traz elementos que potencializam a reorientação das práticas de saúde em direção a uma atenção integral, pautada na humanização e no fortalecimento da participação dos sujeitos sobre questões que afetam a saúde e o bem-estar, nos planos individuais e coletivos”, ressalta Irene Delgado, coordenadora da área técnica da saúde do idoso da SMS.

Os idosos que se apresentam na Mostra de Talentos são selecionados através de ações para descobrir talentos, realizadas em cada um dos cinco distritos sanitários da rede municipal de saúde da Capital. Esses talentos identificados representam seus respectivos distritos sanitários na Mostra.

Cerca de 700 pessoas participam anualmente deste evento, que já faz parte do calendário de ações promovidas durante a Semana Municipal do Idoso, em João Pessoa.  A Mostra conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Conselho Municipal de Direitos do Idoso, Ministério Público e outros atores sociais.

Idosos – De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente em João Pessoa a população de idosos já chega a 83.118 habitantes. O Estatuto do Idoso destaca que uma pessoa é considerada idosa, e passa a ter acesso aos direitos assegurados, a partir dos 60 anos. No início do século passado, a expectativa de vida da população paraibana era de 33 anos. Atualmente, essa expectativa saltou para 74,9 anos.

Saúde do Idoso – A rede municipal de Saúde atende aos idosos por meio das 181 equipes de saúde da família (ESF), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cepics), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). Eles também recebem atendimento de órtese e prótese, realizado pelo Cais de Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.

Também são oferecidas atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e grupos de convivência por meio das equipes de saúde da família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência.

Semana Municipal do Idoso – A Semana Municipal do Idoso teve início na última quinta-feira (25) e segue até o dia 11 de outubro. Este ano, a ação comemora os ‘11 anos do Estatuto do Idoso’. Além da Mostra de Talentos, dentro da programação, será comemorado o aniversário de sete anos do (Caisi), localizado na Praça Caldas Brandão, anexo ao Hospital Santa Isabel. As atividades terão início nesta quarta-feira (1), às 14h, e seguem durante todo o dia. Serão realizadas palestras, oficinas e apresentações culturais.

Já nos dias 3 e 10 de outubro, o Centro de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) Equilíbrio do Ser, no bairro dos Bancários realiza, a partir das 14h, a oficina de práticas integrativas para a pessoa idosa. O Centro oferece aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, tai chi chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, entre outras terapias.

Programação:

01/10/2014 
VII Mostra de Talentos da Pessoa Idosa
Local: Auditório do Unipê
Horário: 8h

01/ 10/2014
Comemoração sete anos do Caisi
Local: Centro de Atenção Integral à Saúde – anexo ao Hospital Santa Isabel
Horário: 14h

02/10/2014
Comemoração sete anos do Caisi
Local: Centro de Atenção Integral à Saúde – anexo ao Hospital Santa Isabel
Horário: 8h/ 14h

02/10/2014
Encerramento – com apresentações artísticas
Local: SESC (Centro)
Horário: 14h30

03/10 /2014
Jornada de Envelhecimento e Saúde
Local: Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Horário: 8h às 12/ 14h às 18h

03/10 /2014 e 10/10/2014
Oficina de Práticas Integrativas para Pessoa idosa
Local: Equilíbrio do Ser (Bancários)
Horário: 14h

09 a 11/10/2014
III Simpósio da Pessoa Idosa
Local: Auditório do Unipê
Horário: 8h às 12h/ 14h às 18h
Secom-JP 

BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários