Biscoitos 'mofados' entregues pela ONU na Síria causam intoxicação


A Organização das Nações Unidas (ONU) enviou centenas de caixas de biscoitos energéticos "mofados" e vencidos a pessoas sitiadas na Síria neste mês, causando intoxicação alimentar generalizada, informou uma entidade humanitária nesta sexta-feira (30).
ONU, que tem feito grandes esforços para levar socorro e suprimentos a 4,6 milhões de sírios vivendo em áreas de difícil acesso, ajudou caminhões repletos de auxílio humanitário a chegar às cidades de Madaya e Zabadani, próximas da fronteira libanesa, no início de outubro.
De acordo com a Rede Síria de Direitos Humanos, os estoques de biscoitos entregues haviam vencido em setembro e são a única causa provável de um surto de intoxicação alimentar entre os quase 200 moradores atendidos em hospitais improvisados.
Os biscoitos estavam "mofados e podres" e foram mal armazenados, afirmou a entidade em um relatório publicado na Internet.
Em um comunicado, a ONU afirmou que 320 das 650 caixas de biscoitos enviados a Zabadani e Madaya como parte do comboio de ajuda em 18 de outubro haviam vencido em setembro, mas negou que consumi-los representasse um risco à saúde.
"Podemos confirmar que isso foi resultado de um erro humano infeliz durante o processo de carregamento", disse o coordenador residente e humanitário da ONU na Síria, Yacoub El Hillo.
Ele acrescentou que os funcionários da ONU e seus parceiros humanitários no país estão "levando o assunto muito a sério e trabalhando para corrigir imediatamente a situação".
G1 

Postar um comentário

0 Comentários