Teatro Severino Cabral: templo das artes campinenses completa 52 anos


Assessoria

O Teatro Municipal Severino Cabral é um dos mais importantes marcos urbanos de Campina Grande/PB. Com uma localização privilegiada bem no coração da cidade, o templo sagrado das artes e culturas campinenses tem uma beleza ímpar, cujas linhas arquitetônicas encantam a campinenses e turistas.
Considerado um ícone cultural, e um dos símbolos da cidade, apesar da idade, sua modernidade convive em harmonia e sintonia com a forma de viver do campinense, um povo com talento e visão futurista.
A Casa de Espetáculos representa um elo entre a história e a memória de Campina Grande. Construído por Severino Bezerra Cabral, prefeito de Campina Grande que lhe deu nome, foi inaugurado no dia 30 de novembro de 1963, às 10 horas da manhã. No mesmo dia, apresentou-se o ator e humorista José Vasconcelos, bastante conhecido no rádio e da TV brasileira. Durante suas cinco décadas, o teatro serviu a produções artísticas local, regional e nacional. 
Primeiramente, o teatro estava planejado para cobrir apenas o centro do terreno onde hoje se encontra. No entanto, surgiu a ideia de fazer um instrumento musical, pois no teatro há música e música inspira arte. Com isso, o teatro foi inspirado em um apito ou bico de flauta.
O arquiteto responsável por seu desenho arquitetônico futurista foi o arquiteto e engenheiro civil Geraldino Pereira Duda, que ainda reside em Campina Grande. Sua arquitetura moderna tem inegável importância histórica, artística e patrimonial para a cidade e região.  Alunos de cursos de arquitetura e engenharia estão sempre visitando o espaço, acompanhado de seus professores, para ver de perto o prédio que orgulha campinenses e atrai turistas de todos os cantos.
O teatro possui uma área edificada de 4.816 m2, 682 lugares (sendo 446 na plateia, 162 plateia superior e 74 nos camarotes). Possui bar social e a Galeria de Arte Irene Medeiros.
Além do palco principal, não havia um lugar para apresentação de espetáculos de âmbito menor. Foi então que no final da década de 1970 e início da década de 1980, foi construído, dentro do teatro municipal, o miniteatro Paulo Fontes, que possui 100 lugares.
Atrizes como Fernanda Montenegro, Regina Duarte, Beth Goulart e os cantores(as) Emílio Santiago, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Elza Soares, Benito de Paulo, Alcione já se apresentaram nos palcos do municipal. A Casa de Espetáculos já sediou projetos como o Seis e Meia e os Festivais de Inverno, Festival Internacional de Música, Festival Colegial e o Encontro para a Nova Consciência. 
A Casa de Espetáculos está localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, S/N, Centro, Campina Grande - PB. Telefone: (83) 3322-7490.
Em 30 de novembro de 2015 o Teatro Municipal Severino Cabral comemora 52 anos.

Aniversário será comemorado com espetáculo "Frestas, Fôlego e Pele"

Para comemorar o aniversário de 52 anos do Teatro Municipal Severino Cabral, a direção da Casa de Espetáculos irá apresentar, gratuitamente, o espetáculo de dança "Frestas, Fôlego e Pele", com o bailarino e coreógrafo Romero Mota.
Segundo Romero "o espetáculo traz, em sua essência, um espírito modificador das engrenagens da dança, buscando naquilo que a crise pode trazer de útil à arte: o novo, mas um novo sem obrigação, com o único compromisso que a arte deve ter: a expressão", explica.
Além de Romero estarão no palco os bailarinos Cas Silva, Daniel Slid, Erik Breno, Liu Santos, Samuely Laurentino e Vagner Gomes. A produção e direção é de Erasmo Rafael e Plano de Luz de Napoleão Gutemberg.
O espetáculo é uma montagem do Balé Cidade de Campina Grande.

Geraldino Pereira Duda o homem que projetou o apito

Geraldino Pereira Duda nasceu em Campina Grande no dia 6 de março de 1935, e logo cedo ingressou no serviço público onde trabalhava como desenhista. Não contente em reproduzir desenhos de prédios, pontes, praças, entre outros, sempre aproveitava uma oportunidade para opinar nos desenhos da planta baixa, por esse motivo, tornou-se assistente técnico e assim chegou também à vontade de estudar ingressando no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba.
Antes disso, quando ainda não possuía um diploma acadêmico, por volta da década de 50, Geraldino ficou conhecido entre os amigos como "o pai da arquitetura moderna" por inaugurar em Campina Grande uma nova era na arquitetura local.
As antigas construções ganharam linhas modernas e curvas e nas décadas de 70 e 80 as construções foram alvo de publicações nacionais por conta da ousadia de suas obras.
Sua obra maior foi sem dúvida o Teatro Municipal Severino Cabral. Segundo o engenheiro, a forma triangular do terreno o levou a projetar o prédio como se fosse um bico de uma flauta, ou como muitos o imaginam um apito.
Inaugurado na década de 60, Geraldino Pereira Duda sentiu grande emoção ao retornar a Casa de Espetáculos na década de 80, ao concluir o curso de Engenharia Civil para colar grau, sendo o primeiro paraibano a colar grau num prédio que ele mesmo projetou.
Outras obras realizadas por Geraldino para Campina Grande foram: a Igreja de Nossa Senhora da Guia, no bairro de São José; a reforma no Cine Babilônia, na década de 60, que a conferiu as mais modernas salas de projeção da época; a modernização da fachada e reforma do Colégio Alfredo Dantas.

Postar um comentário

0 Comentários