Samsung: Galaxy S7, carregamento sem fio, acessórios, futuro e mais



 Tecnologias de carregamento sem fio para celulares estão ficando cada vez mais populares, e definitivamente este é o tipo de recurso que você adoraria ter o tempo todo. Uma das fabricantes que investe nisto é a Samsung, que desde o Galaxy S5 – com auxílio de uma capa externa – já dava os primeiros passos.
Nós batemos um papo com Renato Citrini, gerente sênior de produtos da Samsung Brasil, sobre como funciona a tecnologia de carregamento sem fio do Galaxy S7 e S7 edge e como elas podem influenciar, inclusive, no seu ambiente de trabalho, por exemplo. Além disso, também conversamos um pouco sobre os últimos lançamentos da empresa e sobre o futuro de seus gadgets.

Como funciona e praticidade

Foto: Wellington Arruda/TudoCelular.
A parte boa de utilizar o carregamento sem fio é que você não precisa plugar nenhum cabo no seu celular, é claro, pois este é o propósito inicial. A base de carregamento ainda precisará estar conectada à tomada, mas tudo o que você precisa fazer é deixá-la na sua mesa e, quando quiser carregar o celular, é só largá-lo em cima dela.
O carregamento funciona por indução, e embora seja mais prático, o carregamento rápido sem fio do Galaxy S7 é mais lento do que via cabo.
Enquanto, por exemplo, um S7 edge é carregado 100% em 100 minutos, a mesma carga completa, sem fio, levará 155 minutos. Mas, apesar disto, ele ainda tem a praticidade de você apenas apoiá-lo [o celular sob a base] em cima da mesa.
Nós demos o exemplo de um escritório, onde as bases de carregamento poderiam ficar espalhadas em alguns polos para que os funcionários apenas apoiassem seus telefones ali para receberem uma carga. Além de eliminar a necessidade de vermos cabos espalhados, claro – esta, na realidade, seria uma ideia bem bacana de ser explorada por todas as grandes fabricantes.
Processador. Mas, é claro, o grande responsável pelo carregamento rápido no S7 não é apenas o carregador tradicional ou as tecnologias utilizadas pela Samsung, por exemplo. Aqui no Brasil a empresa trouxe as versões com chipset Exynos 8890, que também tem compatibilidade com o recurso.
O apelo pelo uso de tecnologias de carregamento sem fio vai mais pela praticidade, visto que um usuário que está com um pouco mais de pressa pode utilizar o carregamento rápido via cabo, que é mais eficiente do que o por indução. Mas, da primeira maneira citada, temos a facilidade de apenas colocar o celular em cima da base, eliminando a necessidade de utilizar a porta USB.

S7 das Olimpíadas e acessórios

No início do mês a Samsung anunciou uma edição especial do Galaxy S7 edge caracterizada para as Olimpíadas que acontecerão no Rio de Janeiro. O smartphone terá 2016 unidades numeradas e, segundo Citrini, a empresa não tem nenhuma intenção de relançar este modelo posteriormente, independente do resultado de vendas – afinal, aí perderia a graça de numerar os celulares, né?
Por dentro, no hardware, nós temos o mesmo S7 edge, mas por fora a Samsung alterou alguns detalhes do aparelho com as cores dos cinco anéis olímpicos, além de adicionar este logo na parte traseira do smartphone.
Neste mesmo dia, a Samsung também iniciou as vendas das baterias externas personalizadas para as Olimpíadas (sendo a de 5.200 mAh compatível com o carregamento rápido) e a base de carregamento que segue o mesmo padrão.
E o bacana deste preparamento todo para a Rio 2016 é que a Samsung também trouxe os fones de ouvido Gear IconX, que são vendidos por aqui por singelos R$ 1.399, mas que trazem uma série de recursos interessantes, como o monitoramento de batimentos cardíacos e 4 GB de memória interna, para que ele seja mais independente do celular.
Não lançamos ele apenas por ser um produto leve, discreto, pequeno [...] o IconX também traz uma série de recursos, como o monitoramento cardíaco e, pensando em segurança, ele permite a entrada de som externo, para que você possa ouvir o barulho de um carro, por exemplo.
O Gear Fit2, por exemplo, é uma pulseira/relógio inteligente com GPS integrado, e é um produto totalmente voltado para quem curte praticar esportes ou mesmo para aqueles que querem fazer um acompanhamento mais específico de suas atividades. Ele tem uma tela AMOLED curvada de 1,5 polegadas, e conta também com certificação IP68, garantindo que o gadget possa mergulhar por até 1,5 metro durante 30 minutos.
Até aqui nós vemos que os últimos acessórios lançados pela Samsung são verdadeiramente focados em atividades físicas, em especial o IconX, que sua bateria pode durar até 2h. Já o Gear Fit2, por sua vez, tem uma bateria bem mais duradoura e em um dia inteiro de uso, por exemplo, chega a consumir apenas 25% da bateria total – digo isto com base nos testes que estou fazendo com o dispositivo.
O Fit2 é comercializado aqui no Brasil por R$ 1.299

Compatibilidade e... iPhones!

Foto: Wellington Arruda/TudoCelular.
Bem como Citrini relatou para nós, o portfólio da Samsung está com uma proposta bastante voltada para os esportes. Seja uma pessoa que apenas faz caminhadas mais tradicionais ou pra quem vai treinar 3-4 vezes por semana. Mas isto, é claro, depende muito do bolso do consumidor, pois você precisará, além de gastar com o celular, que não necessariamente precisa ser um da Samsung, como também com o gadget em questão.
Por causa disso, muita gente ainda não investiu ou pensa em investir em um relógio inteligente, por exemplo. Para o Gear Fit2 e IconX funcionarem, você precisará ter um celular com pelo menos 1.5 GB de RAM e que rode Android 4.4 KitKat, ou seja, eles não funcionam apenas com dispositivos mais caros, embora seus preços sejam de celulares intermediários.
Estes dois acessórios só funcionam, por enquanto, com dispositivos Android, mas a Samsung já afirmou que eles terão compatibilidade com o iPhone, da Apple.
Nós já inclusive anunciamos que os nossos smartwatches serão compatíveis com a plataforma móvel da Apple, mas ainda não temos nenhuma data definida para que isto aconteça. Um aplicativo será lançado na App Store para que os usuários de iPhone façam o mesmo acompanhamento de quem utiliza o Android.

Futuro e Galaxy Note 7

Como já é tradicional de praticamente qualquer fabricante, o executivo não pôde comentarnenhuma novidade que será anunciada no dia 2 de agosto. Neste dia a empresa fará um evento especial no Rio de Janeiro para o anuncio do Galaxy Note 7, phablet que vem sendo muito comentado nos últimos dias.
Com foco nos esportes – tanto que a empresa é patrocinadora da Rio 2016 –, neste dia também esperamos que a empresa traga novidades para este ramo, mas não necessariamente apenas de hardware.
Tudo Celular

BORGES NETO - LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários