Lígia assina termo de cooperação para continuidade do Gira Mundo Finlândia



 A vice-governadora Lígia Feliciano representou o governador Ricardo Coutinho, nesta sexta-feira (30), na assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado da Paraíba e a Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK – Häme University of Applied Sciences), localizada na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia, além da assinatura do Memorando de Entendimento entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e a HAMK. A solenidade aconteceu no Palácio da Redenção, em João Pessoa.
O objetivo do termo de cooperação é dar continuidade ao programa Gira Mundo Finlândia, direcionado para professores da rede estadual de ensino. A vice-governadora Lígia Feliciano disse que a iniciativa da Paraíba já está servindo de modelo para outros Estados. “Nós somos pioneiros no programa e outros Estados já estão interessados no sentido de poder aplicar algo similar. Sem dúvidas essa parceria só trará bons frutos. Com esse acordo, vamos expandir para que outros professores possam ter a oportunidade de ajudar na melhoria da nossa educação”, ressaltou.
“Estamos formalizando a cooperação com a Fapesq, que significa a última parte do processo já iniciado, e também já estamos planejando a continuidade do programa para o próximo ano, além da possibilidade de algumas inovações. Essa reunião olha bastante para o futuro”, explicou o secretário da Educação do Estado, Aléssio Trindade.
O cônsul honorário da Finlândia, Gilberto Lima, também esteve presente na solenidade. “Nós finlandeses temos a certeza de que os professores levarão daqui as suas experiências de alto nível e de lá trarão experiências enriquecedoras. Entendemos que em um mundo sem fronteiras técnicas e barreiras tecnológicas pode promover, através da educação, uma substancial melhoria na qualidade de vida de todos os povos”, destacou o cônsul.
A coordenadora do Curso na Hame University of Applied Sciences (HAMK), Maaret Viskari, explicou como o programa será inserido na realidade do sistema educacional paraibano. “O programa foi desenvolvido especialmente para os professores selecionados. Eles precisam sentir e se inteirar do programa educacional finlandês para que possam colocar o aprendizado em prática de acordo com a realidade local”, esclareceu.
Gira Mundo – Edição Finlândia -  O Programa Giramundo, edição Finlândia, é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba,  por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação de Apoio à Pesquisa, para a capacitação de professores efetivos da rede estadual de ensino no sistema educacional finlandês. Por meio de edital lançado pela Fapesq, foram selecionados 20 professores que apresentaram uma proposta de projeto de desenvolvimento educacional a ser aperfeiçoado durante o curso na Finlândia e depois aplicado no âmbito da escola de cada professor.
O Programa traz para os professores o aumento da autoestima e a oportunidade de verificar de perto um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Espera-se que as atitudes positivas dos professores sejam intensificadas, e que eles retornem motivados e com propostas simples e ao mesmo tempo inovadoras para melhoria da qualidade do ensino nas unidades escolares de sua região.
Os professores aprovados no processo seletivo já viajaram e permanecerão durante 8 semanas na cidade de Hämeenlinna, no sul da Finlândia, estudando na Hame University of Applied Sciences (HAMK), uma universidade de ciências aplicadas especializada em educação profissional e em cursos moldados para necessidades de grupos de professores. Os professores da Paraíba terão aulas, farão dinâmicas em grupo, participarão de visitas técnicas a empresas e escolas na região, e aperfeiçoarão suas habilidades em metodologias que relacionam o Aprendizado Baseado em Projetos, o uso de Ferramentas Digitais na Educação, o Empreendedorismo e a Educação Profissional.
Secom-PB

BORGES NETO - LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários