Unidade de Oncologia da Unimed-JP completa 1 ano


 No dia primeiro de outubro de 2015, a Unimed João Pessoa passou a oferecer um novo serviço aos clientes: a Unidade de Oncologia, que funciona no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. O desafio era disponibilizar profissionais experientes e preparados, uma estrutura física moderna e acolhedora e um ambiente humanizado. Um ano depois é possível assegurar que esse objetivo foi alcançado. E quem afirma são os clientes atendidos pelo serviço.
Um exemplo é dona Maria Violeta Cabral, que tem orgulho de falar que nasceu em 1938 e que já completou 78 anos. Há alguns meses, ela descobriu que estava com câncer no intestino, mas nada que abalasse seu amor pela vida. Dona Violeta fez a cirurgia e há três meses é tratada na Unidade de Oncologia. “O ambiente aqui é muito acolhedor. Sou tão bem cuidada, que é capaz de eu sentir falta de todos aqui quando meu tratamento acabar. A forma como procederam desde que cheguei para receber a medicação foi muito especial”, disse.
Dona Violeta revelou que já tem um lugar especial para receber a medicação. “Aqui, é tudo lindo, mas eu já escolhi meu lugar preferido. Sempre sento na cadeira seis. Eles queriam me colocar em uma cama, mas prefiro a cadeira, pois não estou doente. Estou apenas me tratando para ficar ainda melhor”, comentou.
Outro paciente atendido na Unidade de Oncologia nesse primeiro ano em funcionamento foi João Pedro Campos Porto, de 12 anos. Foram dez meses de tratamento de um glioma do nervo ótico, um tipo de tumor cerebral. “Quando a unidade foi inaugurada, deixamos o hospital público onde ele era atendido”, contou a mãe do adolescente, Ana Paula Cabral. Ela disse que a humanização no atendimento sempre ficou evidente. “As pessoas aqui são muito atenciosas, receptivas. Essa atenção que nos dão é muito importante”, assegurou.
Para Ana Paula, ter um ambiente projetado para lembrar o lar do paciente ajuda no tratamento. “Sendo desta forma, sentimos menos os efeitos. Além do mais, a equipe deixa o paciente muito à vontade. Isso nos ajuda a superar o medo”, afirmou.
OLHAR DIFERENCIADO
De acordo com a oncopediatra Andréa Gadelha, coordenadora médica da Unidade de Oncologia, o paciente é visto de forma completa, sendo entendido nas suas particularidades e necessidades. “Tratamento e cuidado se complementam, pois a doença é tratada, mas há ainda o cuidado com o bem-estar de cada paciente, de forma individualizada”, explicou.
A atenção não fica restrita às dependências da unidade. Depois que o paciente vai para casa, o acompanhamento continua. A equipe liga para saber como ele está após a administração da medicação. Ele também conta com uma dieta específica.
ESTRUTURA
A Unidade de Oncologia é o serviço de referência da rede própria da Unimed João Pessoa para tratamento oncológico de crianças e adultos. A estrutura física inclui 16 leitos (todos ambientados de forma a lembrar o conforto e o aconchego de um lar), quatro consultórios e brinquedoteca.
Os equipamentos são modernos e o atendimento é feito por uma equipe multiprofissional com experiência na área, formada por médicos (oncologistas, hematologistas e oncopediatra), psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e assistentes sociais.
A coordenadora Andrea Gadelha disse que são vários os relatos de pacientes que “estavam se sentindo em casa” e não em um ambiente hospitalar. Geralmente, eles dizem que não acreditavam que existia um espaço como este dentro de um hospital.
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
A Unidade de Oncologia funciona no 3º andar do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, o maior da rede privada da Paraíba e único do Estado com Acreditação Plena Nível 2, certificado de qualidade da rede hospitalar.
Caso os pacientes precisem, eles podem contar com outros serviços do hospital, como unidades de terapia intensiva, laboratório e centro de diagnóstico por imagem. Isso torna ainda mais seguro o tratamento.
Para maior comodidade, o atendimento na Unidade de Oncologia é com hora marcada: de segunda a sexta, das 13h às 19h. O agendamento pode ser feito já a partir das 9h, também nos dias úteis, pelo telefone 2106-8660.
Assessoria

BORGES NETO - LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários