Alunos do projeto Ação Social pela Música se apresentam no Centro Cultural de Mangabeira

As Orquestras de Cordas do projeto Ação Social Pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP), Unidade 1 (Alto do Mateus) e Unidade 2 (Mangabeira), fazem um concerto neste sábado (26), às 16h, no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena. A regência será de Hector Rossi, Samuel Espinoza, regentes titulares das duas unidades, e do maestro Fernando Bru, que ministrou aulas para os alunos do projeto. A entrada é gratuita.

Um programa especial foi preparado para esta apresentação. Além das músicas que já fazem parte do repertório das orquestras, como e 'Asa Branca', 'Que nem jiló' (Luiz Gonzaga) e 'Eu só quero um xodó' (Dominguinhos), que ganharam arranjos primorosos, serão executados outros clássicos da música popular e algumas peças da música erudita, como 'Trenzinho Caipira' (H. Villa-Lobos), 'Abertura Guilherme Tell' (G. Rossini) e 'Going to a Concert' (Michael Hopkins).

Convidado do Ação Social pela Música para ministrar aulas e dar um treinamento com os professores do projeto em João Pessoa, Fernando Bru, violoncelista argentino naturalizado brasileiro, passou a semana trabalhando com alunos e professores e escolheu algumas músicas do programa.

De acordo com Samuel Espinoza, que também é coordenador técnico do  Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa, essa é uma oportunidade de mostrar aos moradores de Mangabeira o trabalho que vem sendo realizado pelo projeto. "Vamos levar à população do bairro um pouco desse trabalho do fruto de sua comunidade, que são as crianças que hoje se perfilam como artistas", disse o maestro.

Segundo o diretor artístico do projeto, Hector Rossi, serão quatro orquestras, ao todo 120 alunos, que se apresentarão neste sábado. "Nessa grande ocasião estamos juntando as orquestras A e B do Alto do Mateus e A e B de Mangabeira, dando pela primeira vez a oportunidade aos novos integrantes do projeto de tocar junto com os antigos", contou Rossi.

Projeto – O projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa, é patrocinado pela Cielo e tem parceria efetiva com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope). O projeto atende 150 crianças e adolescentes nas unidades do Alto do Mateus e de Mangabeira, que estudam instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Os dois novos polos, no Gervásio Maia e no Varadouro (Casa da Pólvora), inaugurados este mês, já estão atendendo 120 alunos com aulas de flauta doce e canto coral.

Serviço:
Concerto do projeto Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa
Local: Centro Cultural de Mangabeira (Av. Josefa Taveira, s/n)
Dia: sábado (26)
Horário: 16h
Entrada gratuita

Programa
'Que nem jiló' (Luiz Gonzaga)
'Abertura Guilherme Tell' (Gioacchino Rossini)
'Eu só quero um xodó' (Dominguinhos)
'A Orquestra' (Anônimo)
'Going to a Concert' (Michael Hopkins)
'Paradinha' (Anitta)
'Asa Branca' (Luiz Gonzaga)
'Trenzinho Caipira' (H. Villa-Lobos)
'Happy Blues' (Julio Fuentes)
Secom-JP 
Juneldo Moraes

Postar um comentário

0 Comentários