Seminário aborda a importância da Educação Emocional no desenvolvimento das crianças

O IV Seminário Estadual de Educação Infantil da OMEP (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar) acontece em João Pessoa, na próxima quarta-feira, dia 04 de outubro, no auditório da FPB. As inscrições podem ser feitas até o dia 30/09, pelo site https://goo.gl/tjhrxH. A entrada solidária é um pacote de fraldas ou uma lata de leite em pó. 
Na ocasião, o idealizador da Metodologia Liga Pela Paz e fundador da Inteligência Relacional, João Roberto de Araújo, ministrará palestra sobre “A contribuição da Educação Emocional para o desenvolvimento global das crianças”, a partir das 13h30.
Com o tema “Primeira infância: novos olhares e responsabilidades”, o encontro será realizado pela OMEP/BR/PB, das 8h às 17h30, e reunirá Dirigentes Municipais de Educação, Conselheiros Tutelares e de Direitos, professores de Educação Infantil e pessoas interessadas na temática. Temas como “Marco Legal da Primeira Infância” e “O Papel dos conselhos frente aos desafios da primeira infância” também serão abordados durante o encontro. O objetivo do seminário é dar prioridade absoluta à primeira infância, trazendo os desafios, as descobertas e os novos caminhos para a educação infantil.
“Uma criança regulada emocionalmente com certeza nos dará respostas bem mais positivas. A educação emocional nos ajuda a lidar com todas as nossas emoções. Ao trabalhar com esse aspecto, teremos crianças mais saudáveis e felizes, prontas para enfrentar desafios. Acredito que isso é o ganho mais gratificante para nós do Estado da Paraíba”, comenta Maria dos Prazeres Bezerra, presidente da OMEP/BR/PB, sobre a Educação Emocional e Social que vem sendo desenvolvida desde 2013, na rede estadual de ensino. 

“É uma honra poder participar deste grande encontro com representantes da educação e poder falar sobre Educação Emocional e Social. O desenvolvimento emocional ocorre de forma análoga aos outros aspectos do desenvolvimento infantil, como o psicomotor, a linguagem etc. Porém, muitas vezes, a cultura não o valoriza da mesma forma. Este é um momento muito importante para acolhermos as emoções e darmos luz ao tema, afinal, está em evidência no campo da educação. Agradeço o convite e não tenho dúvidas que será um grande momento onde todos aprenderão”, comenta João Roberto de Araújo. 

A Educação Emocional e Social, inovação pedagógica que surge da confluência de diversos ramos do conhecimento como a pedagogia, a neurociência, a psicologia e as ciências sociais, foi inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em três das dez diretrizes vigentes. A empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, alicerces da construção de uma Cultura de Paz e fundamentos da Educação Emocional e Social, aparecem como essenciais entre as competências gerais da BNCC.
Metodologia Liga Pela Paz
Há dez anos, a metodologia utiliza estratégias psicopedagógicas que permitem que crianças, jovens e adultos se apropriem de conteúdos de Educação Emocional e Social.
​​
Busca a redução da violência, melhoria da convivência e do aprendizado, além de conceitos de Cultura de Paz, para uma vida digna, feliz e sustentável.
A Metodologia Liga Pela Paz é qualificada pelo Ministério da Educação, alcançando 22 estados brasileiros, mais de 590 mil alunos e mais de 22.000 educadores, chegando a Rennes, na França, na escola-modelo Lycée Chateaubriand. Inserida no conceito de educação integral, vai além dos conteúdos curriculares e apresenta novos formatos para educar para a vida. Na avaliação de educadores de todo o Brasil, a metodologia já promove eficácia no enfrentamento da hiperatividade, agressividade destrutiva e desinteresse acadêmico. 
Serviço:
IV Seminário Estadual de Educação Infantil da OMEP
Data: 4 de outubro de 2017
Horário: das 8h às 17h30
Local: Auditório da Faculdade Internacional da Paraíba – FPB
Entrada solidária: 1 pacote de fraldas ou 1 lata de leite
Inscrição: https://goo.gl/tjhrxH, até 30/09
Mais informações: omepparaiba@gmail.com
Assessoria 

Postar um comentário

0 Comentários