Lucas de Brito celebra liberação de faixas exclusivas para transporte escolar

O anúncio de que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) decidiu liberar os veículos de transporte escolar para circular nas faixas exclusivas foi comemorado pelo vereador Lucas de Brito (PV). No ano passado, Lucas foi autor de um Projeto de Lei (PL) que tinha o mesmo objetivo, mas que acabou sendo vetado durante a tramitação nas Comissões da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
O parlamentar salientou que este foi um pleito dos próprios empresários que trabalham com o transporte escolar e que a mudança vai melhorar o fluxo de veículos na Capital. “A ideia que havíamos sugerido foi acatada pela Prefeitura e a liberação está valendo desde a data de ontem (30). Esta é uma vitória do mandato e espero contribuir para a melhoria da mobilidade urbana em João Pessoa”,disse.
O vereador explicou que as faixas exclusivas para ônibus têm demonstrado potencial para agilizar o tráfego, sendo inúmeros os relatos de experiências exitosas que contribuíram para o aumento da velocidade operacional na cidade. Além disso, há redução dos custos e melhoria no sistema de mobilidade urbana e na qualidade dos serviços ofertados à população.
“Quando apresentamos o projeto fizemos um comparativo com os táxis. A exemplo dos ônibus, os táxis, que transportam de um a quatro passageiros, já podem utilizar a faixa exclusiva. Então por que o transporte escolar, que muitas vezes leva até 14 estudantes para casa em horário de pico, não poderia ter o mesmo benefício?”, questionou.
Atualmente a cidade possui mais de 20 quilômetros de faixas exclusivas com o objetivo de priorizar o transporte público e agilizar o trânsito nas principais vias. Tais faixas são liberadas aos demais veículos aos domingos e feriados. De acordo com a Semob, a decisão só é válida para os veículos cadastrados pelo órgão.
Assessoria 

BORGES NETO LUCENA INFORMA