45% dos estudantes não conseguem compreender textos, diz governo de São Paulo

O Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, apresentou nesta terça-feira (12) os dados do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2018. Os números mostram o desempenho de estudantes da rede pública em português e matemática.
As provas, feitas por mais de um milhão de alunos, foram aplicadas em novembro do ano passado, mostraram, por exemplo, 45% não conseguem identificar a finalidade de um texto. Já em matemática, 65% dos alunos do 9°ano não conseguem resolver um problema de porcentagem.
Esses números mostram que alunos do 9°ano do ensino fundamental em matemática estão abaixo do esperado. "O Saresp é um retrato da situação do ensino, o desempenho em matemática é um problema nacional,  mas estamos estudando junto às diretorias de ensino estratégias e planos para melhorar o ensino", afirmou Silva.
"Mesmo os alunos do 3° ano, que tiveram um desempenho dentro do esperado, 25% não conseguiram produzir escritas adequadas dos números, o que mostra que temos um grande desafio para os próximos anos", disse o Secretário.
No 5° ano, 15,2% dos alunos têm conhecimento abaixo do básico em matemática e 7, 2% em Português. No 9° ano, o desempenho em matemática  é pior: 26,3% dos estudantes estão abaixo do básico.
Também foi apresentado o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que apresentou um leve crescimento se comparado aos anos anteriores. "O crescimento é muito lento, o que significa que precisamos melhorar o nível de aprendizagem dos alunos".
R7.COM


BORGES NETO LUCENA INFORMA