No HU: criança de Patos diagnosticada com meningite segue internada


A Prefeitura de Patos, no Sertão da Paraíba, divulgou nota neste último domingo (24) onde confirmou que houve um caso de meningite no município. Na nota, a administração esclareceu que é um caso do tipo meningite bacteriana, desse modo, sem risco de contaminação através de surto. A criança de cinco anos, estudante do Colégio GEO Patos, Sertão da Paraíba, foi diagnosticada com meningite pela equipe médica do Hospital São Francisco, localizado na cidade.  Depois de confirmado o diagnóstico, ela foi transferida no último domingo para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa.

Ontem, a equipe médica que atendeu o garoto no HU divulgou um boletim informando que o menino passa bem e que ele já estava sem os sintomas da doença, porém, teve que permanecer internado em observação. Na Paraíba, 10 casos da doença já foram registrados este ano.

Segundo o boletim hospitalar, o garoto passou por diversos exames. A equipe médica que atendeu a criança no HU informou também que o tipo de meningite adquirida não era grave, portanto não havia risco do garoto transmitir a doença para seus colegas de turma no colégio.

A criança começou a apresentar os sintomas da doença na sexta-feira, na cidade de Patos, e na tarde de sábado, foi recolhido material para o exame que constatou o quadro de meningite viral. O diagnóstico foi divulgado pela Gerência de Vigilância em Saúde do município de Patos, que tomou ciência do caso suspeito de meningite.

A partir daí a Vigilância Epidemiológica do Município adotou todas as medidas de controle da doença, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
PBAGORA


BORGES NETO LUCENA INFORMA