Dia Mundial sem Tabaco: Paraíba possui mais de 400 mil fumantes, diz IBGE

A Paraíba possui atualmente 468.596 fumantes, o que representa 11,5% da população, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão e por 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer.
Em 2017, em toda a Paraíba, 618 pessoas morreram vítimas de cânceres relacionados ao fumo (laringe, pulmões, boca e faringe). No ano passado, o número de mortes caiu para 594 e em 2019, até o momento, foram registrados 213 óbitos.
Segundo o pneumologista Jorge Benevides, o vício pode ser enfrentando quando o paciente tem consciência para lutar contra os hábitos negativos. “Sem ajuda médica, sem ajuda de um grupo multidisciplinar, as coisas se tornam mais difíceis porque a agressão ao corpo e ao cérebro é devastadora”, completa.
Ainda segundo ele existem diversas orientações para quem deseja parar de fumar que incluem alimentação e atividades físicas. "O pulmão é uma estrutura anatômica que não foi criada para receber substâncias tóxicas. As vias respiratórias suportam um calor no entorno de 70°. Uma tragada de cigarro, além de ter uma temperatura acima de 120°, leva consigo mais de 2.500 substâncias tóxicas ou cancerígenas. Com o decorrer dos anos, esse calor e essas substâncias vão mudando as células do órgão gerando os mais variados tipos de câncer”, comenta. 
CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários