Estagiário da Nasa descobre planeta com dois sóis em seu 3° dia de trabalho

Um adolescente, de 17 anos, descobriu um planeta com dois sóis em seu terceiro dia de estágio na Nasa (agência espacial americana). Wolf Cukier integrou a equipe que fez a descoberta do planeta, que fica a 1.300 anos-luz da Terra.
Faltava um ano para a conclusão do ensino médio em Nova York, quando Wolf Cukier conseguiu entrar para o grupo de voluntários que iria fazer estágio na Nasa por um período. Ele entrou para o Goddard Space Flight Center, instituto de pesquisa da NASA em Greenbelt, no Estado de Marylan, onde examinava os dados do TESS, popularmente conhecido como “caçador de planetas”.
Enquanto participava do TESS, Wolf Cukier estudava como duas estrelas se cruzariam criando um eclipse no sistema solar TOI 133. No entanto, mesmo sem treinamento aprofundado na área, ele notou que havia algo na órbita que estava bloqueando a luz. Ao passar a informação aos coordenadores, cientistas começaram a estudar o caso e chegaram a conclusão que o estagiário havia descoberto um planeta 6,9 vezes maior que a Terra.
Em um comunicado da Nasa, Cukier falou sobre como ocorreu a descoberta. “Eu estava procurando nos dados tudo o que os voluntários apontaram como um binário que eclipsou um sistema no qual duas estrelas giram em círculo, e do nosso ponto de vista são eclipsados ​​a cada órbita”.

O Tempo


BORGES NETO LUENA INFORMA