Lucena; Secretaria de Saúde realiza adequação de horários de acordo com Portaria nº 3.566 do MS


A Secretaria de Saúde de Lucena começou a adequar a carga horária dos profissionais de saúde dos PSFs de acordo com a portaria Nº 3.566 do dia 19 de dezembro de 2019.
De acordo com o Ministério da Saúde a portaria define o quantitativo de equipes de saúde da família composta por profissionais com carga horária individual de 40 horas semanais para esta definição são consideradas equipes cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde ( SCNES) e que recebem incentivos do governo federal.


Em reunião realizada essa semana com o Secretário de Saúde Josinaldo Cardoso, o Prefeito Marcelo Monteiro ,a vice  Prefeita Andreia Costa, Secretária Adjunta Janaina, a Diretora de Atenção Básica Renata Dornellas e os vereadores Jair Chagas, Chico de Dulce ,Avelar e Jandui , a equipe de saúde do município esclareceu que a  atenção básica desde que foi criada ,havia a determinação da carga horária de 40h semanais , porem alguns municípios realizavam um sistema de flexibilidade sem perdas de recursos federais e atendimentos.

Com portaria estabelecida Lucena e outras cidades do Estado terão que respeitar e adequar não só os agentes mais também médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos enfim, a todos da equipe .

A portaria agirá com o novo financiamento que busca ampliar o acesso da população com os serviços de saúde e garantir a universalidade do SUS , valorização das equipes, alcance de resultados e qualidade da atenção familiar(residências).