Prefeitura de Sumé será premiada no selo “Prefeitura Amiga da Mulher”

O município de Sumé foi selecionado no prêmio “Prefeitura Amiga da Mulher” realizado pelo Governo do Estado da Paraíba. O edital com o resultado e a classificação dos municípios foi divulgada pela Secretaria Estadual das Mulheres e da Diversidade Humana, na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta feira (28).
A prefeitura de Sumé conquistou a maior pontuação dentre os municípios do Cariri e do Seridó e uma das maiores pontuações (5.900) dentre os 36 municípios selecionados. O município de Alagoinha obteve a maior pontuação, seguido de Conde, Pombal, Sumé e Bayeux. O prefeito Éden Duarte e os demais gestores dos municípios selecionados receberão o selo em solenidade no próximo dia 12 de março, em João Pessoa, com a presença do governador João Azevêdo.
A organização do prêmio realizado em parceria com a Famup foi avaliar as políticas e ações de enfrentamento e combate à violência de gênero que envolvam o compartilhamento dte informações e capacitações visando o empoderamento das mulheres em situação de violência.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Sumé, Tanniery Lêla Araújo, esse é um título importante conquistado pelo esforço e empenho de uma equipe que atuou de forma integrada para conseguir este selo. “Esse desempenho que colocou Sumé com a melhor pontuação entre os municípios do Cariri e do Seridó e entre os melhores da Paraíba vem confirmar o compromisso da gestão municipal e das instituições parceiras com as políticas públicas e o enfrentamento à violência contra as mulheres”, destacou a secretária.
Tanniery destacou que ações como a criação do departamento para as mulheres e do conselho municipal pelo prefeito Éden Duarte, campanhas educativas, a assistência psicológica e em saúde às mulheres vítimas de violência e a realização da I Conferência Municipal das Mulheres, no próximo dia 31 de março, demonstram o compromisso com o enfrentamento dessa grande problemática vivenciada pela sociedade.
De acordo com a socióloga e colaboradora da Prefeitura de Sumé, Paula Wêndia, o apoio e o resgate da cidadania das mulheres integra a pauta administrativa do município de Sumé. “Compreendemos que, ao contribuirmos com o processo de reflexão, conscientização e fortalecimento sobre a reprodução das várias formas de violência contra a mulher, estaremos fornecendo ferramentas que promovam o exercício efetivo do direito à vida e à cidadania, envolvendo diversos atores participantes do processo de garantia destes direitos para o combate a toda forma de violência e opressão”, declarou.
VITRINE DO CARIRI


BORGES NETO LUCENA INFORMA