Sedes reforça trabalho junto à população de refugiados venezuelanos em João Pessoa

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem trabalhado junto à população de venezuelanos que se encontra na Capital paraibana.
Desde o início do programa de interiorização dos refugiados venezuelanos, implementado pelo Governo Federal em 2018, a Sedes presta toda a assistência social e acompanhamento às famílias e cidadãos do país vizinho que chegam a João Pessoa em busca de novas oportunidades. Muitos dos imigrantes conseguiram inserção no mundo do trabalho e as crianças recebem a cobertura do sistema de educação municipal.
Há alguns meses iniciou-se um movimento atípico, quando algumas famílias que foram encaminhadas para outros estados acabaram vindo para João Pessoa sem aviso prévio dos órgãos competentes, em busca de oportunidades melhores mas sem passar primeiramente pela assistência social da cidade, o que torna o acompanhamento das mesmas dificultoso.
Contudo, a Sedes reforçou o trabalho do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes), que junto ao Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abordam estas famílias oferecendo abrigo e inserção no sistema de assistência social da Prefeitura, como a Casa de Passagem da Família, além de assistência médica. Infelizmente, algumas dessas pessoas se recusam a aceitar os programas e locais oferecidos.
A Prefeitura Municipal de João Pessoa e a Sedes continuam acompanhando todas as famílias identificadas, oferecendo os serviços que possam garantir cidadania e qualidade de vida em nossa cidade.

Secom-JP


BORGES NETO LUCENA INFORMA