Vídeo viraliza mostrando 'tubarão' na praia do Bessa; bióloga diz que se trata de um golfinho


Um vídeo que mostra um suposto tubarão nadando em águas rasas na praia do Bessa, em João Pessoa, viralizou neste fim de semana. As imagens mostram uma sombra escura e uma barbatana na água, que não tinha nenhum banhista no momento, pois ninguém teve coragem de se aproximar do animal. De acordo com a bióloga Rita Mascarenhas, porém, não é um tubarão o que se vê no vídeo.
"Tubarão não tem aquele comportamento de nado", disse Rita ao ClickPB. A bióloga destacou que, no meio do vídeo, a pessoa que está filmando comenta que o animal vai subir para respirar. Os tubarões, porém, respiram embaixo da água, por meio de brânquias e não precisam colocar a cabeça fora da água. Este é um comportamento típico dos golfinhos.
Rita Mascarenhas afirmou, portanto, que o animal que aparece no vídeo é um golfinho, também chamado de boto. Segundo ela, avistamentos da espécie são bastante comuns em marés grandes, "principalmente agora com a lua cheia", quando esses animais aparecem mais próximo da praia cercando os cardumes de peixes dos quais se alimentam.
"As pessoas gostam dessas polêmicas e às vezes acabam criando pânico, mas não é um tubarão", atestou.