Mãos à obra: Setor da Construção Civil decide retomar atividades na Grande João Pessoa

O setor da construção civil na Grande João Pessoa vai retomar suas atividades nesta quarta-feira, 1. Foi o que decidiram os sindicatos de patrões e empregados ligados ao setor reunidos ontem, em João Pessoa. Empresários da construção e representantes das classes de trabalhadores decidiram seguir acordo fechado no último dia 20, quando as atividades foram temporariamente suspensas em razão da pandemia do Covid19. O acordo sugeria o retorno das obras no dia 1 de abril.  “Decidimos manter o que havia sido acordo adotando uma série de cuidados para o retorno às obras”, declarou o presidente do Sindicato da Construção Civil, o empresário José William. Entre as medidas adotadas, segundo ele, constam a orientação para higienização coletiva e individual, vedação da visitação constante de clientes nos canteiros de obras, horários de refeição para turmas separadas, bem como a implantação de mais banheiros nas construções.  
Atualmente, a região Metropolitana de João Pessoa tem em atividade cerca de 16 mil trabalhadores nos canteiros de obras. Segundo Zé William, o setor abastece, inclusive, o mercado local, visto que os trabalhadores consomem nos locais onde exercem suas atividades. Quanto às compras de material para as construções, não há aglomeração visto que os pedidos já são feitos por meios eletrônicos, sem a necessidade da presença física em lojas ou indústrias.
José William disse que o setor montou um Plantão Corona Vírus para acompanhar o combate à doença. E que está atento às variações. “Mas não podemos parar. Isso seria um impacto muito forte à economia”, justificou.
Ele admitiu que o Covid19 tenha jogada um “balde de água fria” no setor, que entrou em 2020 com excelentes perspectivas de retomada do crescimento nos níveis verificados antes da recessão econômica enfrentada pelo Brasil.


Paraíba.COM





BORGES NETO LUCENA INFORMA