Academias, praias e praças serão os últimos a retornar em JP; veja etapas de reabertura

O plano de retomada das atividades econômicas em João Pessoa apresentado em live neste sábado (13), é composto por quatro fases. Enquanto atividades religiosas, construção civil, atividades de estética e varejo são liberadas com restrições, o esporte profissional, transportes públicos e acesso a praias e praças serão os últimos a retornar.
O primeiro momento começa em 15 de junho com a liberação de diversas atividades. Já em 29 de junho, dependendo do comportamento do sistema de saúde na primeira etapa, as lojas de material de construção que estavam funcionando em delivery e drive thru podem retomar atividades, as igrejas podem funcionar com 30% da capacidade e o esporte profissional já pode voltar a ter treinos, mas evitando o contato entre os atletas. Já escritórios de profissionais liberais devem seguir os protocolos que visem diminuir a circulação de pessoas e manter o máximo de home office.
Serviços públicos de áreas não fundamentais continuam fechadas. Já os transportes podem começar a flexibilização atendendo aos protocolos de segurança para o menor contato dentro do ambiente.
No terceiro momento, ainda sem data definida, que dependerá do desenrolar das duas etapas anteriores, haverá a possibilidade de flexibilização de estabelecimentos de varejo, shoppings e estabelecimentos comerciais.
O esporte profissional poderá começar atividades sem torcida. E escritórios de profissionais liberas que seguiram bem o protocolo de home office, podem passar a trabalhar com 100% de sua capacidade. Haverá também avaliação dos protocolos para os servidores públicos não essenciais e acesso a praças, parques, feiras livres e vendedores ambulantes.
No último momento, também sem data definida, pois depende da evolução das etapas anteriores, os setores de alimentação com bares, pode-se pensar em voltar a ter pessoas nos estabelecimentos, em capacidade reduzida, assim como salões e serviços estéticos podem atender não só com agendamento, mas pensando em um formato de filas e o varejo, shoppings seguindo nos novos protocolos, bem como atividades essenciais podem funcionar com 100%, assim como o esporte profissional.
As atividades que estavam durante o período de isolamento fechadas, como academias, museus, cinemas, teatro e educação serão avaliadas conforme novos protocolos.
Durante o anúncio, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, informou que o isolamento social rígido, com pontos de fiscalização, será encerrado neste domingo (14). A recomendação para que as pessoas continuem em casa e só saiam em caso de necessidade, permanece. A Prefeitura de João Pessoa justificou a decisão de flexibilizar a partir de indicadores de saúde, como a queda na taxa de transmissão de casos, redução na ocupação de leitos de UTI, diminuição na pressão hospitalar nas UPAs e redução no número de mortes provocadas pela doença. “Não podemos baixar a guarda, nem relaxar na atenção. Não podemos abrir mão da ciência, da pesquisa, da experiência de outros países. É uma luta onde queremos que todos ganhem, porque só há um inimigo: o novo coronavírus. As batalhas acontecem todos os dias e a guerra não terminou. Vamos dar mais um passo. São muitas frentes, prevenção, cuidados, proteção social aos mais vulneráveis e a flexibilização que vamos iniciar agora”, disse o prefeito.
A flexibilização será adotada levando em conta regras de ouro, válidas para todos os segmentos, como as medidas de distanciamento social, ou seja, 1,5m de distância entre funcionários e clientes, priorização do trabalho remoto para colaboradores de grupos de risco e demarcação de espaços nas filas; medidas de higiene, como espaço adequado para disponibilização de álcool 70% e uso obrigatório de máscaras; e medidas de identificação ativa, o que significa a informação à Secretaria de Saúde sempre que houver sintomas, afastamento dos funcionários com suspeita por até 14 dias e dar preferência pelo trabalho remoto sempre que for possível. Além disso, cada setor deverá seguir protocolos setoriais formulados com representantes das áreas específicas.
O prefeito Luciano Cartaxo criou uma Comissão de Estudos para a Flexibilização e coordenou os trabalhos de construção do Plano Estratégico tendo como parâmetros a garantia da manutenção da perspectiva de queda nos novos casos da doença e de diminuição contínua da ocupação de leitos hospitalares. Participaram das reuniões diversas secretarias municipais e representantes do setor produtivo da Capital, com base em critérios sanitários, sociais e econômicos. “Nosso plano é flexível, apresentando datas para as duas primeiras etapas e, posteriormente, tudo vai depender do que alcançarmos neste período. Vamos ampliar a flexibilização de forma segura e, se não respeitarmos as regras e protocolos definidos, podemos retroceder em alguma etapa, levando em consideração nossa prioridade número um, que é a vida”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
Etapas da Flexibilização – O primeiro momento de flexibilização, a ser iniciado nesta segunda (15), prevê o fim do isolamento social rígido, com retirada dos pontos de fiscalização, e permite o funcionamento integral dos serviços essenciais. O comércio atacadista, fundamental no abastecimento de outros setores, segue aberto. Construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, além de empresas de assistência técnica, poderão funcionar, seguindo as regras de prevenção. No sistema de delivery e drive thru poderão atuar as lojas de material de construção, serviços de alimentação, óticas e estabelecimentos de varejo. Salões de beleza podem receber um cliente por vez, sempre a partir de agendamento, sem filas. Igrejas podem ser reabertas com apenas 30% dos fiéis.
Como medidas preventivas e forma de preservar o isolamento social, o transporte público seguirá temporariamente suspenso, assim como escritórios de profissionais liberais, serviços públicos não essenciais e a circulação em praias, parques e praças. Feiras livres, comércio ambulante, academias de ginástica, museus, teatros e cinemas, além de atividades presenciais de educação, também seguem fechados. As etapas 2, 3 e 4 serão implementadas com base nos indicadores de saúde, até que a Capital complete o retorno integral à nova normalidade. As medidas serão anunciadas com base em critérios técnicos, sempre a partir da avaliação permanente dos riscos que cada retorno gradual poderá representar.

Secom JP


BORGES NETO LUCENA INFORMA