História e política paraibanas ganham destaque nos painéis virtuais da FCJA


A Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, cumpriu mais uma semana do evento virtual História Cultural da Paraíba – Diálogos Presentes, com a realização de painéis na terça (2) e na quinta-feira (4). Nesta semana, os painéis contaram com a participação dos professores Ângelo Pessoa, Damião de Lima, Monique Cittadino e Jivago Correia, com a mediação da professora Lúcia Guerra. O objetivo da FCJA, com este evento, é pensar e discutir a cultura paraibana em meio às limitações impostas pela pandemia da Covid-19, e por isso os debates ocorrem no seu canal oficial na plataforma YouTube, sempre a partir das 9h30, até a primeira quinzena de julho.

O primeiro tema da semana foi “Dimensões materiais e culturais do processo histórico paraibano”, debatido na terça-feira (2) pelos professores Ângelo Pessoa e Damião de Lima. Com intensa participação do público que assistia ao evento, os painelistas fizeram uma explanação da construção história da Paraíba e teceram o caminho para a construção de uma “paraibanidade” que tenha consciência dos seus atributos (e valorize-os) e que esteja, ao mesmo tempo, aberta ao que lhe é externo. “Estamos cada um em nossos nichos. É preciso unir, ampliar a nossa visão”, defendeu o professor Damião.

Na quinta, o tema foi “Estrutura política paraibana na Era Vargas”, com os professores Monique Cittadino e Jivago Correia. Estado Novo, oligarquias, interventores e política assistencialista na Paraíba, a partir dos anos 1930, foram debatidos pelos painelistas – que costuraram suas exposições a partir da figura de José Américo de Almeida, destacando-o como personagem-chave desse período, tanto em nível regional quanto nacional. “A atuação de José Américo como ministro de Vargas ainda é muito pouco estudada, uma lacuna que pode ser preenchida por novos historiadores”, disse o professor Jivago.

Na próxima semana, o evento virtual História Cultural da Paraíba – Diálogos Presentes terá mais dois painéis, sempre às terças e quintas-feiras. O primeiro, no dia 9, será “A presença indígena na Paraíba: território, cultura e memória”, com Rita de Cássia Santos e Estevão Palitot. No painel seguinte (dia 11), teremos “Diversidade na Paraíba”, a ser debatido por Elio Flores e Danilo Santos. Todos serão mediados pela professora Lúcia Guerra.

Inscrição – Aqueles que quiserem receber certificado de participação ainda podem se inscrever pelo link https://url.gratis/2h7OE. Esse prazo, no entanto, encerra-se na próxima terça (9). O evento tem carga horária total de 20 horas, com emissão de certificado para quem tiver, pelo menos, 75% de participação. Todos os painéis estão à disposição no canal da FCJA no YouTube, para quem não viu ou pretende rever.
SECOM-PB



BORGES NETO LUCENA INFORMA