Romero fecha contrato com HUCG para zerar filas de exames e consultas

Parceria firmada pela Secretaria Municipal de Saúde assegura 1,2 milhão de procedimentos gratuitos pelo Hospital Alcides Carneiro
O prefeito Romero Rodrigues assinou, na manhã desta sexta-feira, 19, um contrato histórico com o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), de Campina Grande. Sob o valor total de R$ 20 milhões, a unidade hospitalar federal prestará serviços de exames médicos à população. Serão, pelo menos, 10 mil procedimentos por mês. No total, serão viabilizados 1,2 milhão de exames e consultas pelo SUS e a meta, segundo Romero, é zerar a fila de espera em Campina Grande ao longo de 12 meses.

Além do valor milionário da contratualização e o total de exames por mês que serão viabilizados com a parceria, o fato histórico, segundo o diretor do hospital, professor Homero Rodrigues, é que chega ao fim um “jejum” de 13 anos de um convênio firmado entre o HU campinense e a Prefeitura. Rodrigues fez questão de destacar o papel do secretário Filipe Reul na consolidação da parceria, porque ajudou a viabiliza-la desde a sua interidade no cargo.

Acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Filipe Reul, o prefeito Romero destacou a alegria por tornar realidade aquele instante, principalmente num momento em que o Município trava – com relativo sucesso – batalha contra a Covid-19. A retomada da rotina de realização de exames médicos, a partir de agora contando com a poderosa estrutura do Alcides Carneiro se constitui, segundo ele, num espetacular avanço dentro da gestão plena do Município.
O secretário Filipe Reul agradeceu, em discurso, a sensibilidade do prefeito em abraçar o projeto conjunto e diz que a gestão municipal da Saúde Pública em Campina Grande passa a experimentar um novo momento.
Os principais exames
É grande o conjunto de exames e consultas com especialistas contratados pela Prefeitura ao HUAC no período de um ano. Além de oncologia infantil, hemodinâmica, DSTs, tomografia, ultrassonografia geral, mamografia, raio X, serão disponibilizadas ainda cirurgias plásticas, torácica, pediátrica, de cabeça e pescoço e de otorrinolaringologia. Os exames contemplam as áreas de pneumologia, neuropediatria, além de dezenas de outros.
“Não temos dúvidas de que, através desta conquista, Campina Grande conquistará um importante avanço em prol da saúde de seu povo”, destacou o prefeito, elogiando o esforço do diretor Homero Rodrigues em prol da parceria histórica.

Redação com Codecom/CG


BORGES NETO LUCENA INFORMA