Começa nesta segunda-feira curso na UFPB que ensina como alcançar felicidade e bem-estar

Começa nesta segunda-feira (20), o projeto “Ensino da Felicidade on-line para moradores de João Pessoa”, do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, que oferece ensinamentos sobre a ciência da felicidade e do bem-estar, a partir de princípios da psicologia, para a comunidade acadêmica e a sociedade.
 O minicurso “A felicidade está aqui” oferta 200 vagas, a partir das 19h, pela plataforma digital Google Meet. A carga horária é de 20 horas-aula.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Liana Filgueira, haverá outra turma em agosto. A UFPB oferece, desde o semestre 2019.2, a disciplina Felicidade como atividade acadêmica.
“Nós esperamos oferecer aos participantes uma maior percepção do que realmente é ser feliz. Também será realizada uma pesquisa sobre o bem-estar do aluno, antes e depois do minicurso. Para colaborar com o projeto, convidei profissionais de referência na área”, destaca a professora Liana.
A professora da UFPB explica que os ensinamentos da ciência da felicidade e do bem-estar vêm da Psicologia Positiva, desde 1988, e têm como parâmetros emoções positivas, relacionamentos positivos, engajamento, realização e propósito. 
“Características como gratidão, resiliência e otimismo também são aspectos que auxiliam no bem-estar do indivíduo. Ensinamentos e orientações sobre esses conceitos serão repassados para as pessoas”, enfatiza.
Liana Filgueira conta que a ideia de trazer para a UFPB a educação como prática de felicidade surgiu em sala de aula. A professora resolveu agir diante da apatia de estudantes por causa da realidade profissional e de uma vida baseada, segundo o filósofo grego Platão, no mito da “hierarquia de conhecimentos e de que quem governa são sábios”.
“Percebi que os alunos tinham medo de sonhar. São jovens que não sonhavam. Associado a isso, aconteceu o suicídio de um aluno de Engenharia Química. Tudo isso me angustiou e fiquei pensando como poderia ajudar aos alunos a saírem da ‘caverna de Platão’", acentua.
Filgueira ressalta que se especializou em Psicologia Positiva em instituição de São Paulo e que conseguiu, junto com o Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional, a aprovação das atividades e da disciplina Felicidade no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB.
“Foi incrível! Mexeu comigo e comecei a perceber que era possível ensinar felicidade. Temas como neurociência, comunicação positiva, liderança, educação positiva e desenvolvimento humano em aulas práticas e teóricas”, festeja a professora. Mais detalhes sobre as ações do projeto Felicidade na UFPB podem ser obtidos através do perfil da iniciativa no Facebook. 

CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA