Feirantes serão testados para covid-19 e vacinados contra influenza antes de retorno

Os aproximadamente 1.500 feirantes que trabalham em João Pessoa serão vacinados contra a influenza, além de serem submetidos a testes rápidos de covid-19 e aferição de temperatura para poderem retomar as atividades em João Pessoa. As informações foram divulgadas pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV), durante live na manhã desta sexta-feira (17)
Voltarão aos trabalho os feirantes de Oitizeiro, Mercado Central, Grotão, Jaguaribe, Mangabeira e também Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf).
Além dessas medidas serão mantidas as regras de ouro como distanciamento social não só de pessoas, mas também de bancas, com 1,5 metro de distância. A prefeitura também irá distribuir máscaras e protetores faciais e o acompanhamento do cumprimento das normas estabelecidas será feito pelo Procon-JP, Sedurb, Secretaria de Saúde e outras na pós-decisão.
“Sempre pedimos à população uma atenção e cuidado maior, não vencemos o vírus ainda, ainda não existe vacina e não podemos gerar aglomerações. Tem que ter toda atenção com cada um para refletir na saúde do outro”, disse durante live.
Para frequentar a feira os usuários também são obrigados a usar máscara álcool gel 70%, além de evitar ir mais de uma pessoa e idosos, crianças, doentes crônicos e pessoas do grupo de risco.
A prefeitura elaborou um cronograma das ações de Saúde e locais onde os feirantes serão testados e vacinados, de acordo com cada distrito sanitário. As ações nas feiras serão realizadas na data anterior ao retorno da feira.
O plano previsto para a realização das ações de prevenção a saúde organizou um cronograma de atendimento aos feirantes que acontecerá ao longo da próxima semana. Na segunda e terça-feira, os 400 feirantes da Feira de Jaguaribe serão atendidos na Escola Municipal Francisco Edwar de Aguiar. Na quarta-feira, os 150 feirantes do Mercado Central passarão pelos atendimentos no Parque da Lagoa. Na quinta-feira, 60 feirantes da Feira do Rangel serão atendidos na Escola Municipal Dumerval Trigueiro e 50 feirantes de Mangabeira VIII devem comparecer à Escola Municipal Afonso Pereira da Silva.
Os 500 trabalhadores cadastrados na Feira do Oitizeiro devem comparecer na quinta ou sexta-feira à Escola Municipal Castro Alves; os 200 comerciantes da Feira do Grotão serão atendidos na Escola Municipal Antônio Nominando Diniz e os 150 feirantes da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), serão atendidas na própria Cecaf, também na sexta-feira. Todos os atendimentos serão realizados no período da tarde, conforme cronograma. A distribuição em dias e pontos de atendimento diferentes facilita o acesso dos profissionais próximo ao local de trabalho e reduz a possibilidade de aglomerações.
O trabalho será realizado por mais de 100 profissionais da Diretoria de Serviços Urbanos e agentes de Controle Urbano, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e enfermeiros, técnicos de enfermagem, de testagem rápida e de apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação se desenvolve paralela à Operação Proteção e à Brigada Sanitária, outras frentes de trabalho da Prefeitura de João Pessoa para garantir mais segurança à Capital nesta retomada segura e planejada.

Marília Domingues


BORGES NETO LUCENA INFORMA