Secretária de Saúde de João Pessoa realiza testagem rápida para covid-19 nos profissionais de saúde da rede municipal

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando testes rápidos para covid-19 nos profissionais que atuam na rede municipal de saúde. Serão testados cerca de oito mil profissionais que atuam na rede de atenção primária, especializada e hospitalar.
“A medida que o profissional, seja da parte assistencial ou administrativa, apresente algum sintoma sugestivo para o novo coronavírus, ele já recebe as orientações necessárias e é encaminhado para realização do teste e, se confirmado, é orientado a se afastar das atividades laborais para evitar a transmissibilidade do vírus”, destacou a diretora de Atenção à Saúde da SMS., Tânia Cunha.
Os testes rápidos para covid-19 também estão sendo realizados na população que apresenta sintomas de síndromes gripais. Eles podem ser feitos nas Unidades de Saúde da Família (USF), por meio de encaminhamento dos serviços ou da Central de Orientação sobre o Coronavírus e, por equipes itinerantes de profissionais de saúde que estão fazendo o monitoramento e diagnóstico de usuários notificados no e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) em usuários que apresentaram sintomatologia num período de onze dias.
“Trata-se de um teste mais rápido e prático do que o exame swab, que não necessita de toda uma estrutura laboratorial e o resultado sai em 15 minutos”, informou a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional da PMJP, Lucineide Alves. “É importante a testagem nos profissionais de saúde, principalmente dos que atuam diretamente com assistência à população, pois podemos verificar quem já teve contato com o vírus e fazemos um levantamento epidemiológico e rastreio de pessoas assintomáticas”, completou.
Os técnicos da Secretaria de Saúde já realizaram cerca de 40 mil testes rápidos para detecção da Covid-19 em pessoas com sintomas de síndrome gripal. Em João Pessoa, de acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica são 14.713 casos confirmados e 510 óbitos por coronavírus. A taxa de isolamento social é de 40,2%. Mais informações podem ser acessadas no Painel covid-19.
“Com a realização dos testes, nós quanto gestores de saúde conseguimos avaliar o comportamento do vírus, quais os territórios com maior presença, onde tem mais casos positivos, quais as comunidades em que o vírus está presente que têm o maior número de pessoas acometidas pela Covid-19. É com base nessas e outras informações que podemos tomar decisões e fazer encaminhamentos técnicos e assistenciais para prevenção e controle da doença”, informou Tânia Cunha.
Prevenção – A população não pode relaxar e deve manter os cuidados na prevenção da doença. O uso da máscara facial é um complemento de extrema importância junto às outras medidas preventivas ao novo coronavírus. É importante também sempre higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, evitar aglomerações e manter o distanciamento social.
Calendário para profissionais da Atenção Primária:
Data: 18/07 (sábado)
Horário: das 08h às 12h
Locais:
– EMEF Orlando de Castro – Profissionais do Distrito Sanitário I
– USF Integrando Vidas – Profissionais do Distrito Sanitário II
– Centro Cultural de Mangabeira – Profissionais do Distrito Sanitário III
– USF Viver Bem – Profissionais do Distrito Sanitário IV
– EMEIEF Leonel Brizola – Profissionais do Distrito Sanitário V
20 e 21.07 (segunda e terça-feira) – Hospital Municipal Valentina;
22 e 23.07 (quarta e quinta-feira) – UPA Oceania;
22 e 23.07 (quarta e quinta-feira) – UPA Bancários.
CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA