Sete academias são notificadas por não cumprir protocolos em primeiro dia de flexibilização em João Pessoa

Sete academias de ginástica foram notificadas no primeiro dia de flexibilização das atividades em João Pessoa. Equipes do Procon-JP e da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) realizaram, nessa segunda-feira (27), uma fiscalização em 11 academias de bairros da Orla de João Pessoa. A Operação Proteção segue nesta terça-feira (28) fiscalizando mais academias na Orla, e já no turno da tarde deve partir para outros bairros.
As academias que foram notificadas não estavam com o distanciamento adequado de 1,5 m entra as máquinas. Em uma delas também havia um bebedouro de uso coletivo em funcionamento, do tipo em que se aproxima a boca para beber água, o que não é permitido.
A secretária do Procon-JP, Maristela Viana, informou que a princípio a fiscalização tem intuito educativo, não havendo punição. As academias terão o prazo de três dias para adequar as irregularidades encontradas e só após isso, se não houver solução, é que o Procon-JP pode chegar a aplicar multa. 
Maristela Viana disse ainda que os próprios consumidores podem realizar denúncias ao Procon-JP quando percebam que a academia que frequentam não está cumprindo os protocolos de segurança.
A secretária destacou, porém, que a maior parte das academias está muita bem equipada, sendo que algumas chegaram até a fazer adaptações no sistema de ar condicionado e circulação de ar. ''Pelo menos as grandes academias estão muito bem preparadas. Vimos apenas alguns equívocos, em relação à distância das máquinas'', comentou.
Um item importante que deve ser observado pelos consumidores diz respeito ao agendamento das aulas, conforme explicou Maristela Viana. A academia deve agendar uma hora para cada turma, que não deve exceder 50% da capacidade do ambiente. A turma terá 45 minutos de exercícios e então a equipe da academia tem 15 minutos para realizar a higienização do chão e todos os equipamentos antes da entrada da próxima turma.
De acordo com a secretária do Procon-JP, a partir desta quarta-feira (29), no horário do almoço, a força-tarefa vai começar a fiscalizar o cumprimento do protocolo em restaurantes de João Pessoa. 
Força-tarefa – Esse trabalho de fiscalização é realizado pelas secretarias de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Meio Ambiente (Semam) e Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil.
CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA