ALPB aprova nome de Genival Matias em escola estadual de Juazeirinho

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, durante sessão remota nesta terça-feira (04), o projeto de Lei 2.018/2020, de autoria do deputado Tião Gomes, que denomina de Escola Cidadã Integral e Técnica Deputado Genival Matias a atual Escola Cidadã Integral e Técnica Marechal Almeida Barreto, localizada na cidade de Juazeirinho, no Seridó paraibano.
De acordo com o autor do projeto, o deputado Tião Gomes, a mudança de nome da escola é uma singela homenagem a Genival Matias, “um político dedicado à causa do seu povo, e do município de Juazeirinho, e com grande atuação no Poder Legislativo Estadual após vencer as eleições de 2010, 2014 e 2018”.
Para o deputado Felipe Leitão, a aprovação do PL é louvável e demonstra o quanto o parlamentar era amado por todos. “Juazeirinho era a cara de Genival. Ele amava essa cidade, lutava e vibrava por todas as conquistas do município. A escola foi reformada há pouco tempo e ele acompanhou de perto, como um bom líder”, ressaltou Felipe.
No último dia 28, o projeto de lei já havia sido aprovado, também por unanimidade, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Agora, o projeto de lei seguirá para a sanção do governador, João Azevedo.
Genival Matias faleceu no último dia 19, em Pernambuco, após sofrer um mal súbito enquanto pilotava uma moto aquática, na praia de Serrambi. Ele se tornou deputado estadual em 2010, pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), foi reeleito em 2014 e chegou ao terceiro mandato em 2018 com 26.777 votos, pelo Avante, partido que ocupava a presidência estadual. Na atual legislatura, ele era o vice-presidente da ALPB.
O parlamentar iniciou a vida profissional como pequeno comerciante, ao abrir uma farmácia veterinária em João Pessoa e, muito novo, aos 18 anos de idade, dedicou-se a montar uma fábrica de cerâmica. Anos depois, ingressou no comércio de importação de pneus, até consolidar-se como empresário do ramo da mineração e da construção civil.
Apesar de ter nascido em João Pessoa, em 19 de junho de 1967, sua tradição política vem de Juazeirinho, onde seu pai, o juiz federal Genival Matias de Oliveira, foi vice-prefeito.
HOMENAGENS TV ASSEMBLEIA
Outra homenagem também ressaltou a importante atuação do deputado Genival Matias. A TV Assembleia produziu um vídeo com depoimento de vários parlamentares, que fizeram questão de destacar as qualidades políticas e humanas de Genival. O vídeo foi veiculado na sessão do dia 29.

ALPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA