Apesar da baixa taxa de ocupação de UTI para covid-19 na Paraíba, secretário alerta para evitar aglomerações, principalmente dos jovens

Apesar da baixa taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de covid-19 na Paraíba, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, alertou que a pandemia não acabou e a orientação é que se evitem as aglomerações, principalmente do público jovem que tem retornado a frequentar os bares nesse período de flexibilização das atividades econômicas. A orientação foi dada durante entrevista ao programa Fala Governador, desta segunda-feira (17).
Medeiros lembrou que houve registros de aglomerações no fim de semana, na cidade de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, durante as comemorações do título do Treze no Campeonato Paraibano. "Os paraibanos devem evitar as aglomerações que nós observamos que em Campina Grande teve uma grande aglomeração e isso não é recomendado", comentou, acrescentando que os reflexos das aglomerações são vistas em 14 dias.
A recomendação é que se evitem aglomerações em bares e em via pública. "Estamos observamos um recrudescimento de casos em jovens na Europa. Estão se aglomerando em bares da Europa e alertamos isso para a Paraíba", frisou, lembrando que apesar da ocupação dos leitos de UTI ser menor que 50% a orientação é seguir as  orientações sanitárias.
Geraldo Medeiros estacou o cenário da Paraíba diante do País. "Tem a menor taxa de letalidade do Nordeste e as menores taxas de letalidade do Brasil. É a quarta menor do Brasil. Hoje temos 2.4 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes", frisou, destacando a necessidade de ainda manter as recomendações preventivas. Comentou ainda sobre o ganho de três hospitais: Hospital de Clínicas de Campina Grande, Solidário e a reforma do Santa Paula. 
CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA