Após vencer consulta prévia para reitora da UFPB, Terezinha Domiciano diz estar confiante na nomeação pelo Governo Federal

Após vencer a consulta prévia na disputa para o cargo de reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a professora doutora Terezinha Domiciano, que encabeçou a chapa 2, de oposição, junto com a professora Mônica Nóbrega, disse ao portal ClickPB estar confiante na nomeação da chapa pelo Governo Federal. A lista tríplice, com as três chapas mais votadas, será encaminhada nos próximos dias ao Ministério da Educação (MEC) que decidirá se confirma a chapa vencedora ou escolhe outro nome para o reitorado de quatro anos na instituição federal.
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro nomeou a terceira colocada na disputa para o cargo de reitor, a professora Ludimilla Oliveira, da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), que fica no Rio Grande do Norte. No entanto, essa não foi a primeira vez que Bolsonaro escolheu a chapa que obteve o menor número de votos na consulta, contrariando a vontade da comunidade acadêmica. Em agosto de 2019, o presidente também nomeou o terceiro colocado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na Região Sul do País.
Por conta disso, há movimentos nas redes sociais, inclusive do próprio Sindicato dos Docentes da UFPB, afirmando “reitora eleita é reitora empossada”. A professora doutora Terezinha Domiciano disse estar confiante na nomeação. “Eu acredito. Estou confiante. Primeiro pelo resultado da eleição que foi muito positivo. E segundo pela nossa capacidade de diálogo. Eu não tenho nenhum envolvimento com partido nenhum, nem de direita e nem de esquerda. Meu partido sempre foi o da universidade em defesa do meu trabalho. Então assim eu acho que não tem nada que possa elevar para não ser nomeada. Estamos confiantes dessa nomeação”, afirmou ao portal ClickPB. 
Antes dos nomes serem enviados ao Ministério da Educação, a professora doutora Terezinha Domiciano explicou que a Comissão Organizada da consulta prévia encaminhará o relatório com os resultados para o Conselho Universitário (Consuni) na próxima semana, provavelmente até dia 03 de setembro.  “Em seguida, a universidade, a reitora, vai convocar os três conselhos: Conselho Curador, Consepe e o Consuni para formação da lista tríplice. A partir dessa definição, que acho que deve quase que em seguida, três dias depois, esses nomes vão para Brasília para fins de nomeação pelo presidente”, revelou.
A votação aconteceu na última quarta-feira (26) e pela primeira vez na instituição, de forma on-line. A lista tríplice, com as três chapas mais votadas, será encaminhada nos próximos dias ao MEC que ficará a cargo de confirmar a chapa vencedora na consulta para ocupar o cargo ou nomear outra para o reitorado na instituição federal.
Esta é a primeira vez na UFPB  que vence uma disputa ao cargo de reitor uma pessoa oriunda do campus do interior da instituição. Terezinha Domiciano Dantas Martins é professora titular do Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus III, no município de Bananeiras, no Brejoparaibano. Em sua história de vida e de carreira, participou de movimento estudantil universitário e tem experiência na pesquisa e na extensão. Dentro da instituição, assumiu chefia de departamento e de laboratório, assessoria de pesquisa, coordenou projetos institucionais e foi vice-diretora e diretora do CCHSA por dois mandatos. 
CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA