Paraíba confirma dois casos da Síndrome Pediátrica associada à Covid-19

A Paraíba confirmou dois casos da Síndrome Pediátrica associada à Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (31).
O primeiro caso é de uma criança de 06 anos que reside em João Pessoa e foi atendido no Hospital Arlinda Marques. O menino recebeu alta no dia 02 de julho. 
O segundo caso confirmado também é de um menino de 07 anos, residente de Sapé e foi atendido no Hospital Arlinda Marques. A criança recebeu alta no dia 21 de julho.
Ainda segundo a SES, cinco caso segue em investigação, entre eles dois óbitos. Dois casos foram descartados.
No último 10 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou uma Nota Técnica alertando profissionais de saúde e secretarias municipais de saúde sobre a ocorrência e notificação imediata obrigatória da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), potencialmente, associada  ao coronavírus.
O documento emitido pela SES informa que crianças e adolescentes que se contaminaram pelo novo coronavírus têm chances de desenvolver uma doença rara, que pode levar à morte. 
O Ministério da Saúde monitora os casos da síndrome para entender a relação entre a doença e o coronavírus. 
Entre os sintomas mais comuns dessa síndrome estão febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarréia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de covid-19. 
CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA