Educação de Lucena; Trabalhar com a verdade é o nosso legado.

 

A Secretaria de Educação de Lucena divulgou nota nesta segunda-feira (21) em relação as  notas positivas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e enalteceu o trabalho conjunto das equipes educacionais do município. 

Nota na Íntegra:

"Apesar de não termos alcançado a meta do IDEB no nosso município, podemos perceber que graças ao trabalho em equipe chegamos muito perto da meta projetada, pois os números apresentados hoje são números baseados no total de alunos matriculados nos 5º e 9º anos no município e por isso, apesar de termos um crescimento tímido, podemos dizer que estamos no caminho certo, basta então, manter foco nas formações continuadas oferecidas incansavelmente para todos os professores a exemplo do programa SOMA em parceria com o governo do Estado, oferecidos especialmente pela UFPB para todos os docentes da educação infantil e ainda, pela equipe pedagógica da nossa Secretaria de Educação aos gestores e supervisores.

Fazer educação de qualidade é um processo de médio e longo prazo e é por isso que os números observados mostram que ano após ano, tivemos avanços nos anos iniciais: 3,2 em 2013, 4,0 em 2015, 4,2 em 2017 e 4,5 em 2019 e nos anos finais: 3,2 em 2013, 3,3 em 2015, 3,0 em 2017 e 4,2 em 2019. Vale salientar, que gradativamente estamos dando a cada aluno matriculado em nossas escolas, a oportunidade de construir conhecimento de qualidade.

Aliado as formações continuadas, todas as escolas foram climatizadas, muitas foram ampliadas e outras construídas para garantir efetivamente a aprendizagem de nossos alunos. Como bem reconheceu a UNICEF, que na edição que compreende o período de 2013/2016 nosso município conquistou o Selo UNICEF como forma de reconhecimento do trabalho feito para crianças e adolescentes. Para a conquista do Selo UNICEF, o mérito é dado pelo trabalho e o esforço das secretarias municipais: Educação, Saúde, Assistência Social, Turismo, Esporte entre outras. Isso implica dizer, que o trabalho realizado nessa gestão foi visto e respeitado não só no município mais além dele, ou seja, foi reconhecido a nível nacional. Nesse mesmo período, 158 municípios buscavam a conquista do Selo, mais apenas 30 conseguiram esse feito. 

Vale ressaltar, que atualmente estamos trabalhando para conquistar mais uma edição do Selo UNICEF (2017/2020), isso mostra a importância do trabalho realizado em parceria e a certeza que o nosso projeto estar dando certo.

Todo esse esforço tem como objetivo apresentar um trabalho real aos munícipes e não algo ilusório, digo isso porque atualmente podemos afirmar que a educação de Lucena tem IDEB, não é uma amostragem, ou seja, “selecionando os alunos que se destacavam em sala de aula para fazer a prova”, atualmente todos os alunos fazem provas, inclusive os que têm deficiência.      

Antes de 2013, os resultados eram trabalhados em cima de amostragem, considerando uma parcela muita pequena das turmas do 5º e 9º anos e por isso, os alunos com baixo rendimento não participavam dessa avaliação, vivíamos em cima de resultados que excluía a população dos alunados mais vulneráveis e com essa realidade, nada era feito para aqueles que mais precisavam.

Sendo assim, entende-se que é desnecessário estarmos comparando o desempenho da educação atual do município com outra gestão, especialmente por pessoas que não são conhecedoras do processo educacional de um povo. Logo, percebe-se que a ignorância os leva a tentar denegrir a imagem e o trabalho de cidadão e cidadã de bem que desenvolvem suas atividades laborais nesse Município."

Assessoria Educação 

Borges Neto Lucena Informa 

Postar um comentário

0 Comentários