Paraíba segue na faixa vermelha com índice de 27% de mortes causadas pela Covid-19

 

Enquanto o Brasil completa uma semana em tendência de queda de óbitos por Covid; com média móvel é de 483 mortos por dia, a ParaÍba segue em alta. Pelo quinto dia, o Estado registra alta nas mortes causadas pelo vírus.

Na dinâmica dos números divulgados pelo Consórcio de Imprensa divulgados com base nas informações das Secretarias de Saúde dos Estados, a Paraíba entrou na faixa vermelha com alta de 19%, subiu para 33% e agora está com alta de 29%. Apenas a Paraíba e o Rio Grande do Norte, apresentam altas nas mortes causadas pela Covid-19. O país completa uma semana com a curva de mortes indicando queda, após 28 dias em estabilidade.Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais.

A Paraíba passou duas semanas na faixa azul com redução do índice de mortes, e depois voltou para a zona de instabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente. Na semana passada entrou na “temida” faixa vermelha.

Essa variação dos números deixa ainda mais preocupados os infectologistas e as autoridades autoridades sanitárias e epidemiológica do Estado.

Esse crescimento já havia sido previsto por alguns especialistas, devido o afrouxamento das medidas de segurança e os aglomerados de pessoas em shoppings e nas praias.

A Secretaria de Saúde da Paraíba havia previsto que o número de casos de Covid-19 e também de mortos aumentaria na segunda quinzena de novembro, tanto por conta das aglomerações provocadas pelo processo eleitoral, quanto pelo relaxamento da população, que tem ignorado o uso de máscaras e álcool em gel. O secretário Geraldo Medeiros, que fez o alerta, têm lamentado o relaxamento da população com o potencial do vírus.

Geraldo Medeiros, que é contra o retorno das aulas nesse momento, continua defendido insistentemente, o distanciamento social e o uso de máscara e álcool em gel como medidas eficazes para evitar a contaminação do vírus.

Severino Lopes
PB Agora



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários