Projetos de responsabilidade sociocultural da Energisa incentivam artistas e iniciativas paraibanas

 Do incentivo à geração de renda passando pela promoção de shows, peças de teatro, exposições, feiras artesanais, mostras gastronômicas, estímulo à literatura e aos artistas locais. Ao longo dos seus 20 anos de atuação na Paraíba, a Energisa desenvolveu projetos de responsabilidade sociocultural que contribuem e levam melhorias para milhares de famílias. São iniciativas que visam promover educação, conscientização e desenvolvimento econômico de comunidades carentes em todo o estado. Uma delas está no coração de João Pessoa. 

É no centro da cidade, no bairro Tambiá, que fica o prédio histórico da Usina Cultural Energisa. Aberto em 2003, hoje o espaço é considerado um dos principais polos culturais da Paraíba. 

O local recebe em média 100 mil visitantes por ano e abriga mais de 350 eventos, que são abertos à população. É lá que funciona, também, o Museu da Energia. “É um espaço de valorização da cultura local. Os artistas paraibanos têm prioridade para apresentar seus trabalhos e sua arte na Usina Cultural. Abrigamos eventos que são trazidos por produtores e artistas dos quatro cantos do estado”, explica Dyógenes Chaves, responsável pela curadoria do local. Uma dessas artistas é Val Donato. 

Cantora e compositora, ela lembra que foi uma das primeiras a cantar no café que funciona no prédio da Usina, há cinco anos. De lá para cá, perdeu as contas de quantas vezes se apresentou em shows ou produziu eventos na casa, com apoio da Energisa. 

“Mais do que importante, é crucial para existência e resistência da classe artística ter apoios como esse. Me deixou muito feliz conseguir essa parceria. Propicia ao artista uma liberdade criativa muito grande e isso é muito valioso”, comenta. Há também apoio no âmbito das artes plásticas, com editais para ocupação das galerias de arte da usina, e da literatura. A coleção literária Primeira Leitura, por exemplo, traz em quadrinhos a vida e obra de paraibanos que construíram ou constroem a história do estado.

O Natal na Usina, um dos principais eventos natalinos do estado, está em sua sétima edição. O evento celebra a época mais iluminada do ano com shows, concursos de presépio e de corais, exposições e gastronomia. Em 2019, cerca de 19 mil pessoas participaram de todo a programação, que é totalmente gratuita e formada essencialmente por artistas paraibanos.

A Energisa investe em outras ações com foco no social. O Bem da Gente é uma delas. O projeto incentiva a geração de renda e desenvolvimento econômico de comunidades carentes. Com planejamento, treinamento e capacitação profissional, a iniciativa ajuda pequenos empreendedores locais a alavancar seus negócios. 

Também são feitas campanhas e parcerias com instituições beneficentes, como o Hospital Napoleão Laureano, Hospital da FAP e o Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (IPESQ), que estimula a doação por meio da conta de energia elétrica. “Investir em ações de responsabilidade social e cultural é um dos compromissos da Energisa, seja através de incentivo, promoções ou parcerias com produtores locais.

Acreditamos que a educação, informação e conscientização através da leitura, arte e cultura são os principais motores de mudança e desenvolvimento da sociedade”, diz Alana Ferreira, assessora institucional da Energisa Paraíba.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA